Moita: Paróquia celebrou Nossa Senhora da Boa Viagem

20210912-procissao-nossa-senhora-da-boa-viagem (2)

No último domingo, 12 de setembro, a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem percorreu, em caravana, as ruas da vila da Moita. Esta foi a forma encontrada, pelo segundo ano consecutivo, de tornar presente e visível a fé católica em dia de grande importância para as designadas ‘Festas da Moita’.

Devido ainda aos condicionamentos higiene-sanitários que estamos a viver, esta forma de fazer a procissão pelas ruas da Moita permitiu que muitos outros – para além dos habituais frequentadores das procissões – pudessem exprimir a sua fé através do culto a Nossa Senhora, mesmo pelos locais visitados, através desta procissão-caravana e que, durante duas horas e cerca de vinte quilómetros de distância, extrapolaram o percurso habitualmente fixado.

Muitas pessoas – uma boa parte cumprindo as regras em vigor – vieram para as ruas ou através da presença nas varandas e janelas, saudando Nossa Senhora da Boa Viagem, cuja imagem foi transportada numa viatura dos bombeiros locais. Durante esta forma de procissão foram percetíveis algumas formas de fé contida, através de expressões próximas de oração, senão em palavras, ao menos em sentimentos e gestos… como flores e outros adereços festivos.

No cumprimento de um ritual costumeiro foi feita a bênção das embarcações no cais, ao som dos foguetes, tão apreciados pelas gentes locais. Nessa ocasião teve intervenção a banda filarmónica da Moita, que executou o hino a Nossa Senhora da Boa Viagem. Também ao longo da procissão houve cânticos marianos adequados, a partir de um veículo que integrava a procissão.

De referir que, de 30 de agosto a 7 de setembro, decorreu a novena preparatória – ‘a Nossa Senhora da Boa Viagem e com São José’ – da festa da Natividade de Nossa Senhora, celebrada liturgicamente no dia oito. De 13 a 19 deste mês é dado continuidade ao tempo festivo através de momentos litúrgicos de oração na igreja matriz.

Padre António Sílvio Couto, Pároco da Moita

13 de Setembro de 2021