Ensino Superior/FCT-UNL: Na bênção das pastas, D. José Ornelas exortou os finalistas à construção de um mundo melhor

20210910-Bencao-Pastas-FCT (32)

No passado sábado, dia 11 de setembro, realizou-se na Igreja do Monte de Caparica, a bênção das pastas dos estudantes finalistas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL). Uma celebração presidida pelo Bispo diocesano, D. José Ornelas, e concelebrada pelo responsável da Pastoral do Ensino Superior do polo da Caparica, Padre Pedro Quintela.

Organizada pelo Núcleo de Estudantes Católicos (NEC) da FCT-UNL, esta é uma celebração que acontece, habitualmente, no final de cada ano escolar. No entanto, e devido às condições pandémicas que se viviam, não foi possível avançar, na altura, com este momento festivo.

Às portas do início de um novo ano letivo, e garantindo todas as normas de segurança sanitárias emitidas pela Direção Geral de Saúde e as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa para as celebrações comunitárias, os finalistas 2021 da FCT-UNL puderam, enfim, viver este momento de ação de graças que assinalou esta o final desta etapa do seu percurso formativo no Ensino Superior.

Esta celebração, onde se viveu um ambiente de grande alegria por parte dos finalistas que puderam estar acompanhados pelos seus familiares e amigos, contou também com a presença do Prof. Doutor Virgílio Cruz Machado (diretor da FCT-NOVA) e alguns professores que quiseram estar e acompanhar os alunos nesta festa de bênção das pastas e dos seus cursos, onde foram enviados, por D. José Ornelas, Bispo diocesano, a colocar os dons recebidos ao serviço da humanidade, para um mundo melhor, sendo assim graça para todos.

Testemunho de Maria Pacheco – Finalista 2021 FCT-UNL

Como finalista, a Bênção das Pastas foi, sem dúvida um momento com muito significado, um momento para agradecer, mas ao mesmo tempo marcar o adeus desta casa que nos acolheu.

Em primeiro lugar, tendo em conta os tempos que vivemos, foi uma grande dádiva podermos assinalar este dia marcante, diante de Deus e na presença de alguns familiares e amigos.

Graças a todos os envolvidos na preparação foi possível marcarmos o fim desta etapa, agradecendo a Nosso Senhor por todos os professores e amigos que cruzaram o nosso caminho, durante estes anos na FCT.

Que bom que foi podermos escutar as palavras do Senhor Bispo dirigidas, em especial, aos finalistas. Como disse D. José:  o fim dos estudos marca também um começo, este fim deve ser um “start up”, para começarmos algo de novo, colocando todos os dons que esta Faculdade nos deu ao serviço dos outros. Que nunca nos esqueçamos de ser felizes, mas também de partilhar a nossa felicidade com o Pai do céu que sempre nos acompanha. Recebemos esta bênção para que também nas nossas vidas, no nosso dia-a-dia tenhamos a capacidade de ser bênção para o mundo e de iluminarmos a vida dos que nos rodeiam.

Por último, foi um dia de recordarmos esta Faculdade que nos acolheu, como bênção, como casa e como berço que desenvolve, molda, prepara, educa e acompanha.

“Aquilo que eu recebi, multipliquei e dei, para que este mundo fosse melhor”

Na homilia da celebração, o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, disse que “um diploma significa o fim de um curso, mas é também o começo de algo de novo” para a construção de um mundo melhor.

“Os instrumentos com que vocês se apetrecharam ao longo do vosso curso – assinalou D. José Ornelas – foram e serão fundamentais para aquilo que poderão fazer. É certamente um dom que agradecem a Deus: os vossos professores, a universidade onde foram formados, toda a dedicação de que foram objeto. O fruto de todo esse cuidado, é o que vocês hoje são e a capacidade que têm de intervir neste mundo.”

O Bispo diocesano, sublinhou aos finalistas a importância de começar uma carreira profissional como percurso de vida, “não simplesmente como um ‘acotovelar-se’ para passar à frente dos outros”, mas que, “olhando para si próprios, para o seu passado e para o seu sonho de vida possam sempre dizer: aquilo que eu recebi, multipliquei e dei, para que este mundo fosse melhor.”

“Estamos a começar um novo ano, estamos a sair desta pandemia – disse ainda o Prelado – e reunimo-nos na Casa de Deus para escutar a Sua Palavra. Temos de dizer, como Jesus disse, ‘hoje cumpre-se em mim esta Palavra’. Temos que pensar, ‘eu preparei-me, eu sofri, eu ultrapassei este tempo difícil, e estamos cá para que a Palavra de Deus crie um acontecimento novo no meio de nós. Precisamos de gente como vocês, e é isso que vocês vêm aqui, hoje, dizer: ‘Nós queremos estar ao serviço de um mundo melhor e com toda a ciência e capacidades que formos descobrindo e conquistando, nós podemos fazer um mundo melhor’.”

AS

17 de Setembro de 2021