Juventude/Ecumenismo: “Passemos para a outra margem” (Mc 4, 35)

20210916-forum-ecumenico-jovem (1)

Realiza-se este fim de semana em Gaia, Diocese do Porto, o Fórum Ecuménico Jovem 2021. O Padre Luís Ferreira, Vigário Episcopal da Pastoral, partilha a sua reflexão sobre a importância da construção de pontes entre os cristãos e o papel dos jovens nesse caminho.

Passemos para a outra margem” (Mc 4, 35). Esta citação bíblica marca o XXII Fórum Ecuménico Jovem este ano a realizar na Diocese do Porto. Numa cidade banhada pelo rio Douro esta frase do evangelho de Marcos aplica-se no terreno pois a ligação das cidades do Porto e Gaia concretizam-se através da ponte, aliás, de várias pontes que nos habituámos a ver e a passar. “Passemos para a outra margem” desafia as linhas orientadoras do encontro ecuménico pois o verdadeiro desafio é fazer caminho para a unidade na construção de pontes. E Porquê?

Em primeiro lugar porque ao celebrar o 20º aniversário da assinatura da Carta Ecuménica para a Europa se aponta para atualidade da mensagem da Carta, assim como, o desejo expresso por Jesus de rezarmos e tudo fazermos para sermos um só no Pai.

Em segundo lugar porque a Pandemia de Covid-19 conduziu o nosso pais e o mundo para o confinamento e agora para o desconfinamento. Torna-se “urgente e necessário” o retomar das atividades presenciais e, neste caso, o encontro que fomenta a reconciliação e a unidade.

Em terceiro lugar porque é um encontro ecuménico de jovens. O Papa Francisco afirma que os jovens devem ser os protagonistas da evangelização. Os jovens devem ser originais e devem viver o “hoje” de Deus nas suas vidas assumindo um compromisso com o Senhor e com o próximo construído no amor, na felicidade, na fidelidade, no dom e na entrega. Os jovens são o espelho no mundo da juventude de Deus manifestando, num caminho original, repudiando a cultura do provisório, assumindo o compromisso da aliança.

Contruir pontes deve de ser o itinerário de todo cristão: na escuta, no diálogo para fazer caminho. Jovens o nosso obrigado por serem sinal em Portugal e no mundo no exemplo da vossa escuta a todos os irmãos, no diálogo edificando uma pastoral inclusiva e na construção de pontes no caminho da unidade.

Escuta, diálogo e caminho são desafios essências para passarmos para o outro lado. Só nesta dinâmica pastoral e espiritual podemos fazer um caminho de conversão pessoal interior possibilitando o(s) nosso(s) irmão(s) neste mesmo processo.

A todos os responsáveis e organizadores deste XXII Fórum Ecuménico Jovem, em nome da Diocese de Setúbal, manifesto a minha alegria por mais esta iniciativa. Podem contar com a minha, nossa oração nesta diocese sadina que também já acolheu este encontro.

A Igreja continua a ser desafiada por Jesus de “passar para a outra margem” na construção de pontes no caminho da unidade.

Pe. Luis Matos Ferreira

Vigário Episcopal para a Pastoral

Recorde-se que, em 2009, a 11.ª edição do Fórum Ecuménico Jovem foi acolhida pela Diocese de Setúbal, no Montijo.

Fotos e imagens: Fórum Ecuménico Jovem e Departamento Jovem da Igreja Presbiteriana Portugal.

17 de Setembro de 2021