comprehensive-camels

Cultura/Património: Santuário de Cristo Rei, Seminário e Igreja de Almada integram roteiro “Open House Lisboa” 2021

20210921-Seminário-de-São-Paulo-de-Almada-c-Seminário-de-São-Paulo-de-Almada-1

No roteiro da 10ª edição do “Open House Lisboa” incluem-se a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, o Santuário de Cristo Rei e o Seminário de São Paulo, em Almada.

O “Open House Lisboa”, organizado pela Trienal de Arquitetura de Lisboa desde 2012, oferece a um público alargado o “livre acesso à arquitetura da cidade”, com um programa de visitas e passeios ao longo do fim-de-semana de 25 e 26 de setembro.

Tendo esta edição como tema “Os Caminhos da Água”, pela primeira vez a iniciativa abrange espaços na cidade de Almada.

É do Estuário do Tejo que “nasce o fio condutor do roteiro”, “centrado na leitura das cidades enquanto paisagens modeladas a partir de um elemento natural”, ” pode ler-se na nota de divulgação publicada nas redes sociais, salientando que “por via desta história natural comum, ambas as margens foram-se transfigurando em portos, cidades, formas de arquitetura – lugares de chegada, partida, troca, defesa e travessia”.

O roteiro abrange várias tipologias de espaços com diferentes usos e funções, de diferentes épocas históricas, alguns dos quais habitualmente inacessíveis ao público. As visitas são todas gratuitas, algumas com reserva prévia e que podem ser livres, ou acompanhados por especialista ou voluntário do projeto.

A rede ‘Open House Worldwide’, fundada em 1992 por Victoria Thornton, conta com 50 cidades por todo o mundo, como Londres, Nova Iorque, Buenos Aires, Lagos ou Seul, com cerca de dois milhões de visitantes só no ano de 2019. Em Portugal, em 2015 e 2016, foi realizado também o ‘Open House Porto’.

Saiba mais aqui.

 

O que visitar em Almada

Inspirado no Cristo Redentor do Rio de Janeiro, o Monumento a Cristo Rei foi construído durante o Estado Novo após a Segunda Guerra Mundial, representativo do espírito do tempo. Assente sobre quatro pilares de betão unidos no topo em arco, forma um terraço na qual se insere a escultura do Cristo Rei, esculpida por Francisco Franco. 

Já o Seminário de São Paulo, em Almada, ocupa um antigo convento Dominicano com mais de quatro séculos. Com uma longa história, o edifício foi vítima do terramoto de 1755 e da extinção das ordens religiosas em 1834, culminando na instalação do seminário na década de 1930.

Inaugurada em 1969, a Igreja de Nossa Senhora da Assunção é uma referência na arquitetura modernista portuguesa e uma das igrejas do Movimento de Renovação de Arte Religiosa (MRAR). É uma das primeiras igrejas projetadas segundo os princípios do Concílio do Vaticano II, adoptando uma nova organização do presbitério mais próxima dos fiéis.

Na cidade de Almada pode ainda visitar o Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, o Museu de Almada – Casa da Cidade, o Museu Naval – Olho de Boi, a Casa da Cerca, a Incrível Almadense, o Teatro Municipal Joaquim Benite, a Fragata D. Fernando II e Glória (Cacilhas), os Antigos Estaleiros da Lisnave, o Palácio, Escola Naval e Arsenal no Alfeite.

Poderá ainda visitar a Cova do Vapor (Costa de Caparica), o antigo presídio da Trafaria, o Terminal Petrolífero da Trafaria e o Asilo 28 de maio.

JM

 

Partilhe nas redes sociais!
21 de Setembro de 2021