Barreiro/Moita: Santo André e Alhos Vedros recebem o Padre Tiago da Eira Pereira

20210921-tomada-de-posse-santo-andre-alhos-vedros (75)

No passado domingo, as Paróquias de Santo André e de Alhos Vedros receberam o novo elemento da Equipa Sacerdotal, o Padre Tiago da Eira Pereira, que regressa às comunidades onde já esteve como seminarista e diácono.

O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas Carvalho, presidiu às celebrações nas duas Igrejas, dando assim posse do ofício de pároco ao Padre Tiago, que irá trabalhar in solidum com os outros dois dehonianos que já aí se encontram, o Padre Basílio Mendes e o Padre Nuno Pacheco (moderador).

“Hoje, acolhemos e confiamos a missão a um novo sacerdote, o Padre Tiago, que já aqui trabalhou como Diácono, mas que aqui regressa como pároco in solidum, para o lugar do Padre José Joaquim Costa.”

Esta tomada de posse não é só um ato administrativo, é a presença de Deus nesta comunidade, que se realiza de muitos modos, em especial na Palavra que é anunciada, vivida e aplicada em cada momento. É por isso que fazemos este ato especial na presença de Deus.”

“Através do Espírito, revela-se um ministério que não é individual. Um sacerdote que preside à comunidade é alguém que recebe um ministério sustentado pela comunidade inteira”, explicou o prelado.

O bispo diocesano refletiu sobre as responsabilidades e serviços na Paróquia “que não são um exercício de poder pessoal”, mas um serviço em nome de Deus, um colocar-se ao serviço dos outros, assumindo o lugar do servo que não escolhe a quem servir, mas leva cada um a sair de si mesmo para poder chegar aos outros, porque amados por Deus, e porque assim pediu Jesus a cada um dos seus discípulos.

O Pároco deve ser um construtor de novas realidades e de um mundo novo, assumindo o papel de pai no meio da comunidade, atuando sempre à imagem de Jesus o Bom Pastor, que não quis um mundo baseado no poder e na força, traduzido na injusta lei do “mais forte”, mas sim no amor e na fraternidade, compreendendo que todos possuem a mesma dignidade diante de Deus.

Durante a Eucaristia foi lido o decreto de nomeação e assinada a ata de tomada de posse. O Padre Tiago da Eira Pereira recebeu o Evangeliário e as chaves da igreja e realizou a sua profissão de fé diante da comunidade.

No final dirigiu umas primeiras palavras à comunidade:

Insiro-me nesta missão que o Padre Nuno e o Padre Basílio iniciaram, de levar a esperança a cada um de voz, esta esperança cristã, esta esperança que se enraíza em Jesus e de procurar colaborar com esta comunidade paroquial na humanização desta cidade, de levar Cristo a todo o homem e a toda a mulher que se cruzam no nosso caminho.”

Marcou ainda presença o Superior Provincial, o Padre João Nélio, que deixou a certeza de que a Igreja em Setúbal pode contar com os Sacerdotes do Coração de Jesus neste grande projeto a que os desafia. A celebração em Alhos Vedros contou ainda com a concelebração do Padre Tiago Veloso, Pároco de Palhais/Santo António.

No final, tanto D. José Ornelas como o Padre Nuno Pacheco deixaram uma palavra de apreço e de estima ao Pe. José Joaquim Costa, que cessou as suas funções nestas duas comunidades paroquiais.

JM e Carina Carrilho

22 de Setembro de 2021