Setúbal: Paróquia de São José acolheu novo pároco

20210921-tomada-de-posse-s-jose (71)

O Padre Tarcízio Morais, sdb, é o novo Pároco in solidum e Moderador na comunidade sadina. Permanecem o Padre Luís Belo, sdb, e o Padre Álvaro Lago, sdb.

No último sábado, 18 de setembro, o Bispo de Setúbal deu posse à equipa pastoral da Paróquia de São José Setúbal, continuando a comunidade à responsabilidade dos sacerdotes salesianos, já presentes na Paróquia desde 2019.

A tarde foi de festa e alegria. D. José Ornelas presidiu à Eucaristia, dando as boas-vindas ao Padre Tarcízio Morais que integra a comunidade salesiana de Setúbal, com a missão de ser moderador da equipa pastoral.

A celebração foi concelebrada pelo Padre Fernando Paiva, Vigário Forâneo de Setúbal, o Padre Fernando Fontoura, Diretor da Casa do Gaiato de Setúbal, o Padre João Chaves, Vigário Provincial da Província Portuguesa dos Salesianos e ainda pelos Padres Luis Belo e Álvaro Lago, párocos in solidum de São José.

O Bispo de Setúbal enalteceu a presença da espiritualidade salesiana na Diocese, destacando o importante trabalho realizado pelos Salesianos de Dom Bosco na educação, no acompanhamento dos jovens e na assistência às famílias mais vulneráveis.

“Dou graças por ter estes padres que aqui estão ao serviço. Não vieram para ser servidos mas para servir” afirmou D. José Ornelas, realçando que a primeira responsabilidade é com a Palavra de Deus, “para anunciar o amor e guiar o povo na fé”.

Na sua homilia, o prelado salientou que os irmãos salesianos vêm cumprir um serviço fundamental para responder às necessidades desta Igreja, do povo de Deus, procurando a Luz de Deus e a sabedoria do Espírito.

É Deus quem cuida do seu povo, e todos aqueles que vêm em nome dele cuidar da comunidade, devem aprender d’Ele, como é que se faz. Devem olhar para a sua realidade e agir pastoralmente, porque não vêm como administradores, vêm como servos de Deus para que a vida de Deus chegue à comunidade”, frisou D. José.

Para o bispo diocesano, as responsabilidades e serviços na Igreja não são um poder pessoal: “Somos instrumentos, simplesmente, de uma Graça que passa através de nós, das nossas falhas, dos nossos gestos, das nossas ações, das nossas ideias, daquilo que nós somos para trazermos Deus à comunidade”.

“A comunidade salesiana veio, ao serviço de Deus, para esta comunidade, tal como Jesus vinha em nome de Deus” acrescentou o prelado, alertando para os perigos de se entender mal o serviço à frente de comunidade, tal como aconteceu com os discípulos “que entenderam mal o projeto de Deus”.

Acharam que [Jesus] seria um líder político. Jesus rejeita essa ideia e diz-lhes que o Filho do Homem vai ser entregue, vão o condenar, vão o martirizar”.

“É importante que quem preside à comunidade a entenda como comunidade de irmãos e irmãs que se estimam, ajudam e colaboram para o seu próprio desenvolvimento. Nós não vivemos para nós próprios, procuramos juntos uma forma de ser Igreja” destacou, lembrando o Sínodo Diocesano a realizar em 2025 que vai procurar novas formas de ser Igreja Diocesana.

“Espero que acolham bem estes padres para que eles se sintam como irmãos e sejam capazes de dar testemunho de Jesus”, concluiu.

“Tornar presente o carisma salesiano de São João Bosco”

Durante a Eucaristia foi lido o decreto de nomeação e assinada a ata de tomada de posse. O Padre Tarcízio Morais recebeu das mãos do Bispo o Evangeliário e as chaves da igreja e realizou a sua profissão de fé diante da comunidade, em conjunto com o Padre Luís Belo e o Padre Álvaro Lago.

No final dirigiu umas primeiras palavras à comunidade:

Estamos numa terra de mar, uma terra de pescadores, e é com alegria e clima de jubilosa festa que iniciamos como comunidade salesiana esta missão na Paróquia de São José de Setúbal. Um mar cujo horizonte quer espelhar a bondade do Reino, que queremos em comunhão com a comunidade Diocesana, desenvolver e tornar fecunda”.

“Queremos, com generosidade e serviço, tornar presente o carisma salesiano de São João Bosco, chegando particular aos jovens mais pobres e às classes populares” destacou o religioso.

22 de Setembro de 2021