CCEE: Conferências Episcopais da Europa discutem em Assembleia Plenária “memória e perspetiva no horizonte de Fratelli tutti” no contexto do seu 50º aniversário

20210923-sao-pedro-ccee-europa-assembleia-plenaria-banner

D. José Ornelas, na qualidade de presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, participa na Assembleia Plenária do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), a decorrer entre 23 e 26 de setembro na Villa Aurelia, Roma.

O encontro tem como tema geral «CCEE, 50 anos ao serviço da Europa, memória e perspetiva no horizonte de Fratelli tutti», informa a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) em comunicado.

A Assembleia tem início às 16 horas (hora de Portugal) desta quinta-feira com celebração eucarística presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, seguida de profissão de fé dos presidentes das Conferências Episcopais junto ao túmulo de São Pedro e rezarão pela Europa junto ao túmulo de São João Paulo II, além de momentos de oração pessoal junto aos túmulos de São Paulo VI e do Papa João Paulo I.

As sessões dos vários dias contarão com as intervenções do Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, do Cardeal Angelo Bagnasco, Presidente do CCEE, do Cardeal Jean-Claude Hollerich, Presidente da COMECE, do Monsenhor Aldo Giordano, Núncio Apostólico junto da União Europeia e do Monsenhor Marco Ganci, Observador Permanente da Santa Sé junto do Conselho da Europa.

Antonio Tajani, que foi Presidente do Parlamento Europeu, fará uma análise sociopolítica sobre o que a Europa espera da Igreja. De realçar ainda a presença da Doutora Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa, que apresentará o tema: «Que espera a Europa da Igreja: análise cultural».

23 de Setembro de 2021