Montijo: Jovens prontos para “ir, anunciar e conquistar”

20210930-pastoral-juvenil-montijo-abertura-oficial (5)

A Vigararia do Montijo, no âmbito da Pastoral Juvenil, realizou no Domingo, dia 26 de setembro, na Paróquia de São Pedro de Marateca, a abertura oficial da Pastoral Juvenil na Vigararia do Montijo e ao mesmo tempo a apresentação do seu Conselho Vicarial da Juventude.

A tarde de domingo marcou o início do caminho para a grande missão destes jovens, de “ir anunciar e conquistar”. O objetivo é vivenciar esta missão no mundo, missão como Dom e como tarefa.

Como programado o acolhimento dos jovens realizou-se à porta da igreja de São Pedro de Marateca com dinâmicas de “Quebra-gelo” para se conhecerem e darem-se a conhecer. Para auxiliar esta dinâmica foram distribuídas t-shirts personalizadas juntamente com citações bíblicas que teriam que completar formando grupos de pares.

Depois de um solene acolhimento à porta da igreja, os jovens fizeram uma caminhada até ao “Sobreiro Assobiador” (grande vencedor da 8.ª edição do concurso europeu Tree of the Year, em 2018) de Águas de Moura. Durante o percurso os jovens (pares) tiveram a oportunidade de dialogarem entre si e motivou a apresentação de cada um junto ao “Sobreiro Assobiador”.

O encontro continuou na Igreja de São Pedro de Marateca com uma Eucaristia, presidida pelo Vigário Episcopal para a Pastoral – Padre Luís Ferreira e concelebrada pelo Padre José Maria Furtado, Vigário Forâneo do Montijo, pelo Padre José Joaquim, pároco do Pinhal Novo e pelo Padre Geraldo Kalemesa – pároco da Paróquia de Marateca e Assistente Vicarial da Juventude.

O Padre Geraldo Kalemesa, na sua palavra de acolhimento, saudou todos os presentes, agradeceu aos jovens o “sim” dado por eles e agradeceu ainda aos catequistas o “contributo, colaboração e por este dom de contagiar estes jovens”. Dirigindo-se aos jovens disse: “E com esta abertura acreditamos que já temos os elementos necessários para o desenvolvimento de uma acção inteiramente voltada para a Pastoral de Conjunto, para a reflexão e animação vicarial nas distintas Paróquias da nossa Vigararia de um modo dinâmico e mais orgânico.”

No início da Eucaristia, foram apresentados os jovens membros da Direção Vicarial da Juventude da Vigararia do Montijo.

Na homília o Padre Luís Ferreira frisou: “Somos desafiados a seguir Jesus. Um caminho de alegrias, bênçãos e dificuldades (…) Somos convidados a seguir Jesus e a viver em estado de graça, esse é o grande desafio da vida cristã. Vós hoje sóis enviados, porque não queremos guardar este tesouro que é Jesus e tendes necessariamente de anunciá-Lo. Nada substitui o encontro presencial e pessoal. Sóis enviados para a missão não de maneira individual, mas como Igreja.”

Durante o ofertório solene apresentaram-se os símbolos que foram entregues aos jovens e catequistas no momento de ação de graças, como forma de os encorajar, fortalecer perante o desafio que cada um se comprometeu a concretizar.

Para finalizar a celebração solene, foi dada a bênção de envio aos jovens membros da Direção Vicarial e respetivos Coordenadores Paroquiais para partirem na sua missão.

No final da Eucaristia, foram feitos os agradecimentos por um membro da Direção Vicarial, Ana Catarina Santos; pelo Padre José Maria Furtado, Vigário Forâneo da Vigararia do Montijo e pela Ana Lúcia Agostinho, Coordenadora do Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal.

O dia terminou com um momento de convívio e partilha, no pátio da Igreja onde foi servido um lanche ajantarado.

Maria Benedita Pernas e Sara Casinhas (Catequistas da Paróquia de São Pedro da Marateca)

30 de Setembro de 2021