Frei Luís de Sousa: Externato dá arranque ao novo ano escolar

20200220-externato-frei-luis-sousa

O Externato Diocesano Frei Luís de Sousa iniciou durante o mês de setembro as atividades de todas as suas valências, desde a creche até ao 12º ano de escolaridade, com um crescente número de alunos.

Este aumento de número de alunos traduz “o reconhecimento, por parte das famílias e da comunidade, da sua qualidade educativa e da valia do seu projeto e ideário”, observa o Externato em nota informativa enviada à Diocese.

A instituição salienta o número crescente de “católicos na diocese a procurar o colégio, quer doutras tradições cristãs ou confissões religiosas, designadamente islâmicas, para além daqueles que o procuram, sem preocupações religiosas, pelos seus valores educativos e pela sua qualidade de ensino”.

Neste ano escolar, o Externato vai continuar com a “dinamização de prática pedagógicas através de vários projetos em curso”, tendo como tema anual “Levanta-te e…”, em consonância e em preparação para a Jornada Mundial da Juventude 2023.

“Toda a comunidade educativa irá fazer girar as suas ações, em torno deste lema, que ganhará múltiplas expressões, como as que já foram ocorrendo no início deste ano “LEVANTA-TE e… ACREDITA” (no regresso à escola), “LEVANTA-TE e… CRIA” (no primeiro dia de aulas), “LEVANTA-TE e… COMUNICA” (no Dia Europeu das Línguas), “LEVANTA-TE e… MEXE-TE” (no dia Europeu do Desporto da Escola, com a participação na Maior Aula de Educação Física do Mundo), etc”, acrescenta o estabelecimento de ensino da Diocese.

“A afirmação da identidade católica do colégio” e a apresentação de “uma proposta de humanismo cristão aberto a todos” são os dois eixos principais da ação do colégio neste ano letivo.

65º aniversário do Externato

Na próxima sexta-feira, dia 8 de outubro, o Externato Frei Luís de Sousa celebra o seu 65º aniversário. Do programa do dia constará um conjunto de atividades comemorativas, designadamente a tradicional homenagem aos colaboradores aposentados no último ano, a entrega de prémios e a Aula Inaugural do Ano Letivo, que neste ano será proferida pelo Professor António Pires (antigo professor do colégio, Professor Tó Pires).

O docente será distinguido, no próximo dia 20 de outubro, com o prémio Padre Nuno Burguete sj 2021, da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), no Salão Nobre da Academia de Ciências, em Lisboa.

Durante o mês de outubro, o colégio participará ainda na Jornada Nacional “Memória e Esperança”, terá uma ação de intercâmbio no âmbito do Programa ERASMUS e fará a sua Peregrinação a Fátima, ainda que, atendendo às circunstâncias, com um grupo reduzido e representativo de todo o colégio.

O Externato Frei Luís de Sousa, situado no centro de Almada, é um estabelecimento de ensino da Diocese de Setúbal, que celebra, neste ano, 65 anos de existência. A sua oferta educativa vai desde o berçário até ao 12º ano de escolaridade, fazendo jus ao seu lema: do berço à universidade. A sua matriz identitária baseia-se numa forte educação dos valores, unindo tradição e inovação, num ambiente de ensino de grande proximidade e familiaridade. O Externato Frei Luís de Sousa tem o estatuto de Escola Associada da UNESCO, e integra várias redes escolares, designadamente a Rede de Escolas Interculturais. O Externato preside à APEC – Associação Portuguesa de Escolas Católicas, desde fevereiro de 2019, e nessa qualidade é elemento convidado do Comité Europeu das Escolas Católicas.

JM c/Externato Frei Luís de Sousa

01 de Outubro de 2021