Setúbal/Tradições: Festas em Honra de Nossa Senhora da Anunciada 2021

20211001-festas-nossa-senhora-anunciada (6)

Entre 16 e 25 de Setembro decorreram as Festas em Honra de Nossa Senhora da Anunciada, em Setúbal. Foi a III edição destas Festas e, tal como no ano passado, foi possível, apesar dos condicionamentos da presente situação pandémica, manter presente e visível no espaço público a fé católica, enraizada na tradição e cultura da população da freguesia de Nossa Senhora da Anunciada.

Assim, de 16 a 24 de Setembro decorreu a Novena, animada pelos vários grupos e movimentos da Paróquia. No dia 18, à noite, teve lugar um Concerto de Música religiosa por João Mendonza. Já no Domingo, dia 19, foi a III edição da Bênção dos Capacetes, em parceria com o Moto Clube de Setúbal, que congregou centenas de motociclistas de Setúbal e de outras cidades, antecedida por um cortejo motorizado com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora da Anunciada.

A 25 de setembro foi a Missa da Festa, celebrada ao ar livre, no Auditório José Afonso, a que se seguiu, já ao cair da noite, o cortejo automóvel pelas ruas da cidade e da freguesia com a imagem peregrina de Nossa Senhora da Anunciada, escoltada pela guarda de honra dos motards do Moto Clube de Setúbal.

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Anunciada, após um interregno de cerca de 15 anos, foram revitalizadas em 2019, no seguimento de um diálogo muito alargado que envolveu a comunidade paroquial, as colectividades locais, a União das Freguesias de Setúbal e a Câmara Municipal de Setúbal.

Estas festas, que se situam no âmbito da piedade popular, na sua primeira edição contaram com um programa que se estendeu por cerca de um mês, de 20 de Setembro a 26 de Outubro e que incluiu variados eventos de cariz devocional, cultural, artístico e lúdico, nomeadamente Novena, Procissões, Arraial, Teatro e Conferências. A procissão, ponto alto destas Festas da Paróquia, ficou fixada no último fim de semana do mês de Setembro.

Padre Fernando Paiva, Pároco de N.ª Sr.ª da Anunciada (Setúbal)

01 de Outubro de 2021