LOC/MTC: Trabalhadores Cristãos celebram Dia Internacional pelo Trabalho Digno com conferência online

Conferência Online Dia 7 de outubro | 21:00

A 7 de outubro, a Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos celebra Internacional pelo Trabalho Digno com videoconferência com o tema “Trabalhar e ser pobre não é digno”.

Em nota enviada à Diocese, a LOC/MTC informa que a conferência vai ter como oradores a diretora da Organização Internacional do Trabalho Lisboa (OIT), Mafalda Troncho, e o presidente da Confederação Portuguesa de Voluntariado, Eugénio Fonseca.

Na videoconferência ‘Trabalhar e ser pobre não é digno’, os participantes vão também ouvir testemunhos nacionais e dois internacionais, quatro no total, e ter oportunidade para o debate.

Para participar na conferência que tem início às 21 horas, é necessário fazer inscrição online. A Liga Operária Católica informa que há limite de participantes.

Já nos dias 8 a 10 de outubro, a LOC/MTC promove um Seminário Internacional em Valongo (Diocese do Porto), sobre o tema «Impacto da pandemia de coronavírus, no emprego, nas famílias, na sociedade e na proteção social».

Nele participarão membros da LOC/MTC, movimentos parceiros, e alguns congéneres de Espanha, França, Alemanha, República Checa e Bélgica. A iniciativa contará com o apoio financeiro do EZA – Centro Europeu para os Assuntos dos trabalhadores e da União Europeia.

“Retrocesso nos direitos laborais”

Na sua mensagem para o dia, o Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos denuncia o “retrocesso provocado pela negação dos direitos laborais, a deterioração da democracia, a violação dos direitos humanos, a rejeição do pluralismo, a eliminação do secularismo, o fomento do ódio político, a manutenção do fundamentalismo” e a desigualdade de condições laborais baseadas em função da classe raça e género.

No documento, redigido pelo movimento cristã da Índia, apela-se a uma melhor saúde, nutrição, educação, melhor proteção social e trabalhos mais dignos e produtivos.

O Movimento defende ainda um sistema de proteção aos trabalhadores baseado nos “princípios da democracia participativa, inclusão, dignidade, equidade, igualdade, prestação de contas e transparência”.

Oração para o Dia Mundial pelo Trabalho Digno

Senhor, Tu o Deus da JUSTIÇA, neste dia mundial pelo trabalho DIGNO, queremos pedir o TEU APOIO, para que possamos ser homens e mulheres com CORAGEM, especialmente nestes tempos de crise!

Senhor, Tu o Deus do BEM, neste dia mundial pelo trabalho DIGNO, queremos implorar a TUA GRAÇA, para que sejamos sempre militantes, e TESTEMUNHAS DO TEU AMOR.

Senhor, Deus da PAZ, neste dia mundial pelo trabalho DIGNO, queremos expressar O NOSSO LOUVOR por todas as ações e decisões tomadas a favor da proteção social dos trabalhadores e trabalhadoras. Ajuda-nos a saber reconhecer os SINAIS do TEU ESPÍRITO.

Senhor, Tu o Deus do AMOR, neste dia mundial pelo trabalho DIGNO, queremos expressar a NOSSA ESPERANÇA por um mundo melhor onde cada trabalhador e trabalhadora possa receber um salário básico que lhe permita viver com dignidade. Apoia os que tomam as decisões económicas, políticas ou sindicais para que sejam PROFETAS neste mundo que amas. Juntamente com todos os crentes do mundo, queremos dizer-te: PAI NOSSO…. DEIXA QUE VENHA O TEU REINO!

Assistente do MMTC, Padre Bernard Robert

04 de Outubro de 2021