Os Amigos da Paróquia de S. Sebastião encetaram uma das suas ações, visando a angariação de fundos para a sua missão de recuperação e preservação da Igreja de São Sebastião, com o lançamento da IV edição de Vinhos de São Sebastião. O evento aconteceu no dia 25 de setembro na Casa Episcopal.
A tarde começou com um concerto pelo grupo e-Vox, com Salvador Peres na voz e na guitarra. Alberto Pereira, ao piano, interpretou “3 Poetas – o Triângulo mágico da Poesia”, onde se cantou Frei Agostinho da Cruz, Bocage e Sebastião da Gama. São cidadãos sobejamente conhecidos na nossa cidade pela sua intervenção de cidadania e voluntariado cultural e social e através do Synapsis sempre têm mostrado grande disponibilidade para estas ações em parceria com os Amigos da Paróquia de S. Sebastião.
O evento continuou com uma palestra do enólogo Jaime Quendera, na qual abordou os vinhos da Península de Setúbal e em concreto sobre as suas características, nomeadamente estes de São Sebastião, da Casa Ermelinda de Freitas. Jaime Quendera, filho e neto de vitivinicultores, natural de Palmela, sempre teve a sua vida ligada aos vinhos e tem sido responsável pela enologia de mais de vinte adegas do país, destacando-se em Setúbal a Casa Ermelinda Freitas. Esta abordagem muito enriqueceu o evento e ilustrou bem os vinhos, cuja apresentação e lançamento se celebrou.
Como já vendo sendo tradição, os rótulos dos vinhos de São Sebastião são feitos com base em trabalhos de artistas setubalenses e desta vez são baseados em desenhos do artista Alberto Pereira, sobre as Igrejas de Setúbal, que por sua vez deram também origem às serigrafias divulgadas.
Perante uma casa cheia, o Padre Casimiro e a Comissão dos Amigos da Paróquia apresentaram os seus agradecimentos a muitos paroquianos, setubalenses e amigos dos Amigos da Paróquia e a todos os mecenas e representantes de instituições, que em alternado de uma forma ou de outra vão ajudando nesta missão. Foi frisado um agradecimento muito especial à Casa Ermelinda Freitas, grande parceira nestes eventos e aos artistas em geral que têm acompanhado esta causa.
Muito do agrado das pessoas, o evento foi mais uma vez um elo de ligação entre a comunidade de São Sebastião, que através da arte se volta para o exterior e para a comunidade setubalense em geral.
Isabel Melo, p’los Amigos da Paróquia de São Sebastião