Arrentela: Paróquia recebeu novo pároco, Padre Abraão Kasisa, que “vem em nome de Deus para cuidar do Seu Povo”

20211003-tomada-de-posse-arrentela (54)

A Paróquia de Arrentela recebeu, no dia 03 de outubro, o novo pároco, Padre Abraão Kasisa, que sucede ao administrador paroquial dos últimos dez meses, Padre Pietro Cerantola, sacerdote Scalabriniano. A tomada de posse decorreu na Igreja Matriz da Arrentela, mas foi assinalada, também, na comunidade da Torre da Marinha.

O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, manifestou a sua gratidão ao Padre Pietro Cerantola e aos restantes sacerdotes Scalabrinianos pelo seu serviço e dedicação ao longo dos últimos meses, “que não foram fáceis pelas condicionantes que todos vivemos” e entregou, à Paróquia de Arrentela, o Padre Abraão Kasisa, com a missão de conduzir a comunidade na unidade.

“Na diversidade do que somos, línguas, culturas, origens, estamos todos juntos no mesmo Senhor e Pai do Céu, e todos juntos, mesmo diferentes, formamos a Igreja”, afirmou o Bispo diocesano.

“O pároco vem em nome de Deus para cuidar do Seu Povo. Não é um líder que vem para mandar. Tem que tomar decisões, naturalmente, mas não pode deixar de ser Pai desta comunidade senão a família não funciona. Antes de mais, um novo padre vem para esta comunidade, porque o Espírito do Senhor está sobre ele, vem para cuidar de quem precisa, para ir ao encontro, sobretudo dos mais frágeis, para se dar e construir a Igreja”, disse ainda.

“Coração assente no Bom Pastor”

Para este cuidado da Igreja, referiu D. José Ornelas, “o padre há-de ser como Jesus, o Bom Pastor, que é a Porta que acolhe e congrega as boas vontades. Assim, o Padre Abraão, que é chamado a coordenar a comunidade nos diferentes serviços, deverá ter o seu coração assente no coração do Bom Pastor para cuidar das Suas ovelhas”.

O Bispo destacou ainda os três sinais que têm marcado os atos de tomada de posse de novos párocos: a entrega da Palavra de Deus para que a possam ler, meditar, ensinar e enviar o Povo de Deus a anunciá-la; a profissão de fé, no Credo, e o juramento de fidelidade do sacerdote que é chamado a conduzir a comunidade; e a entrega da chave da igreja para que, abrindo as portas, acolha a todos e cada um no seu ministério, sobretudo os mais necessitados, mas também para sair em missão.

No final da celebração, o Padre Pietro Cerantola, SC, dirigiu-se à comunidade, dando graças a Deus pelos meses ali passados: “Dou graças a Deus por este tempo aqui passado, junto destas comunidades vivas e que têm fé profunda. Foi com muito sacrifício da minha parte, mas com toda a boa vontade. Faço votos que, com o Padre Abraão. possam seguir num espírito de serviço e obediência à vontade de Deus”.

O Padre Abraão Kasisa, em breves palavras, agradeceu a presença de todos quantos o acompanharam nesta mudança de missão – saindo de Faralhão e Praias do Sado para agora ficar ao serviço nas comunidades de Arrentela e Torre da Marinha – e disse: “Espero que, com todos, trabalhemos juntos, unidos e perdoando-nos uns aos outros. Sou angolano e, em Angola, temos uma expressão que é bem sinal daquilo que aqui queremos viver – ‘Estamos juntos’.

AS

08 de Outubro de 2021