Cursilhos de Cristandade: “Sejamos brasas incandescentes no meio das cinzas”

20211008-mcc-recoleção (1)

Realizou-se na tarde do passado dia 3 de outubro, no Santuário do Cristo Rei, em Almada, a Recoleção, em modo presencial, dando início às atividades da Escola Diocesana de Dirigentes do Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC) na Diocese de Setúbal, para o ano pastoral de 2021-2022.

Dado o seu significado de “retiro de curta duração”, é assim tradicionalmente designada a primeira reunião da Escola, para sublinhar que no MCC, movimento da Igreja, a vertente espiritual, de oração e ação de graças, precede as duas outras vertentes essenciais, o estudo e a ação.

Ainda em clima de pandemia, a Recoleção decorreu no respeito de todas as regras e orientações quer das Autoridades de Saúde, quer da Conferência Episcopal Portuguesa. No entanto, tais restrições não diminuíram a alegria pela reunião presencial, que foi grande e notória.

A Presidente do Secretariado, Mariana Dias, deu início aos trabalhos, dando as boas-vindas a todos os dirigentes da Escola de Formação, oriundos das várias vigararias e paróquias da Diocese, salientando a importância de sairmos desta pandemia melhores e mais fortes, refletindo nestes tempos que passámos e como o MCC se adaptou a esta realidade.

Foi apresentado o novo Secretariado Diocesano, nomeado para o triénio de 2021-2024, pelo Senhor Bispo de Setúbal, Dom José Ornelas, o qual é constituído por: Mariana Nabais Dias (presidente), Rosete Santana (secretária), Vitor Costa (tesoureiro), Fernando Rosmaninho (vogal da pré-escola), Isabel Camacho (vogal do pré-Cursilho), António Vilas-Boas (vogal do pós-Cursilho); contando com o acompanhamento espiritual do Padre Miguel Alves e do Padre António Estêvão. Foram ainda apresentados os Delegados Vicariais para o ano Pastoral 2021-2022.

A Presidente do Secretariado, referiu ainda que ser dirigente no MCC, é servir, colocando-nos ao serviço da Igreja, dizendo o nosso “Sim” para a Missão evangélica a que somos chamados! Por isso, temos de ser brasas no meio das cinzas para despertar a esperança em Cristo ressuscitado em todos os nossos ambientes. Até porque, não podemos esquecer que: Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos.

A Recoleção do MCC Setúbal terminou com a celebração Eucarística presidida pelo nosso Diretor Espiritual, Padre Miguel Alves e, à boa maneira Cursilhista, encerrou ao som do “De Colores”.

E disse-lhes: “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura” (Marcos 16, 15).

Patrícia Costa, Cursilhista da Paróquia da Sobreda

08 de Outubro de 2021