Convívios Fraternos: Movimento convida jovens a procurar “Novos Sentidos”

20211009-novos-sentidos-banner

Novo ano pastoral do movimento juvenil será dedicado à redescoberta espiritual pessoal através dos sentidos, tendo como horizonte o desafio missionário.

Os Convívios Fraternos de Setúbal estão a retomar as suas atividades pastorais, propondo aos jovens um novo caminho temático, com o título “Novos Sentidos”.

Após os tempos que vivemos, e que levaram ao afastamento de muitos jovens da vida da comunidade, a presença diocesana do movimento pretende levá-los a um reconhecimento de si mesmos, à descoberta de uma nova forma de estar com Deus, de estar com os outros e de ser Igreja.

O tema anual do movimento inspira-se no tema da Jornada Mundial da Juventude, que se realiza em Lisboa 1 a 6 de agosto de 2023, “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39).

“Como Maria, somos convidados reconhecer a presença viva de Jesus Cristo, tomarmos consciência do nosso rumo e ir, como testemunhas, em caridade e em missão, não esquecendo as nossas fragilidades e inseguranças, mas confiando naquele que nos fortalece, nos ampara e nos guia” afirma Ana Inês Agostinho, presidente do Secretariado Diocesano do Movimento dos Convívios Fraternos.

“Estes ‘Novos Sentidos’ apelam-nos a estar atentos aos sinais de Deus, interpretá-los e entendê-los para que possamos descobrir o nosso propósito e tomar decisões. É na consciência do rumo a seguir que nos deparamos com dificuldades e é nesse caminho que temos de encontrar meios para perseverar”, acrescenta.

O caminho proposto para este ano pastoral terá início com uma Vigília de Oração para todos os convivas da Diocese, a realizar-se no dia 19 de outubro, pelas 21 horas, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Torre da Marinha. Esta temática acompanhará todos os encontros vicariais, bem como o encontro diocesano agendado para 25 de junho.

Este ano o Movimento pretende retomar a realização dos Convívios Fraternos com datas previstas para o Carnaval (25 a 28 de fevereiro de 2022) e para o último fim de semana de abril (22 a 25 de abril de 2022).

Os Convívios Fraternos é um movimento de espiritualidade e de ação de jovens e casais católicos que propõe a vivência, testemunho e Boa Nova de Jesus Cristo através da participação num “Convívio Fraterno”. Nos quarenta anos de presença do movimento em Setúbal, contabilizam-se atualmente 83 convívios fraternos de jovens e 10 convívios de casais. Ao todo, estima-se que já tenham feito Convívio Fraterno na Diocese de Setúbal cerca de 2730 jovens.

Secretariado Diocesano dos Convívios Fraternos de Setúbal c/JM

13 de Outubro de 2021