Faralhão e Praias do Sado: Padre Cláudio Rodrigues é o novo pároco de uma “comunidade que tem que ser missionária”

20211010-Tomada-Posse-Faralhao-Praias-Sado-P-Claudio-Rodrigues (24)

O mais novo Padre da Diocese de Setúbal, Padre Cláudio Rodrigues, depois de ter sido pároco “in solidum” da Paróquia de Palmela nos últimos dez meses, em colaboração pastoral com o Padre David Caldas, assumiu, no passado dia 10 de outubro, um novo serviço: pároco de Faralhão e Praias do Sado, em Setúbal, sucedendo ao Padre Abraão Kasisa.

D. José Ornelas, dando posse ao novo pároco, referiu que, aquele ato não é apenas um ato administrativo do Bispo e que, aquele novo Padre que ali chega vem em nome de Deus, para dar a vida, seguindo caminho que Jesus aponta através do Seu Espírito.

“Se alguém se coloca em lugar no Senhor Jesus é usurpador e enganador. Só o que vem em nome de Jesus consegue reconhecer que a porta da vida, da comunidade, é Jesus, e não é ele próprio. É Jesus que nos mostra o caminho”, afirmou.

Reforçando a importância da Palavra de Deus na vida do pároco e da comunidade que ele guia, o Bispo diocesano disse que o sacerdote é um dom de Deus à comunidade: “O espírito de Deus está sobre ele e trá-lo, aqui, para anunciar a Vida que é Jesus, para cuidar desta comunidade, para ajudar aqueles que não são capazes de levantar os olhos ao Céu e ver quem é o Senhor de tudo. O padre é aquele que recebe o Espírito de Deus, que aprende a cuidar, a fazer crescer, a acarinhar.”

“Esta comunidade tem que ser missionária”

“Que acolham o novo pároco, que há-de ser a imagem do Bom Pastor que dá a vida. Que o Padre Cláudio aprenda, todos os dias, como eu Bispo tenho que aprender, a dar a sua vida e a ser expressão do Bom Pastor. Que aqui empregue a sua inteligência, a sua compaixão, a sua sabedoria, o ser Filho de Deus que vem transformar este mundo, e que estas comunidades sejam, com ele, espaço de vida, paz, fraternidade, acolhimento e missão”, salientou ainda o Bispo de Setúbal.

Sublinhando o aspeto missionário que a comunidade cristã deve ter, encontrando alimento na Palavra de Deus e o no Pão da Vida que Deus dá na Eucaristia, D. José Ornelas disse que “a missão é urgente” porque “Jesus quer trazer um novo mundo à humanidade que ainda não O conhece”.

“Há, ainda, tantos que não conhecem a Deus, que ainda não atravessaram a Porta da Vida, pelo batismo, que é o Senhor Jesus – assinalou o Prelado – somos irmãos e irmãs dentro desta família, mas esta família tem que sair para se alargar. Esta comunidade tem que ser missionária.”

O Padre Abraão Kasisa, no final da celebração, agradeceu à comunidade os seis anos que ali esteve ao serviço e o caminho que com ele trilharam os mais diversos membros da Paróquia. Já o Padre Cláudio Rodrigues, pedindo licença às comunidades para “entrar” afirmou qual o seu plano pastoral: “Com falta de humildade da minha parte, vou fazer o plano pastoral: Chegar ao Céu. E lá chegaremos juntos, sabendo que Deus já está no meio de nós”.

AS

15 de Outubro de 2021