“Dentro da luz: Um itinerário para compreender a Mensagem de Fátima”, livro da Irmã Ângela Coelho, é o tema do Retiro Espiritual orientado pela Irmã Ana Luísa Castro.
O Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) na Diocese de Setúbal promove um Retiro Espiritual Diocesano no dia 13 de novembro, entre as 9h e as 13h, na Igreja de São Paulo, em Setúbal.
A oradora, Irmã Ana Luísa Castro, é natural de Guimarães. É religiosa da Congregação Aliança de Santa Maria, é médica e licenciada em Ciências Religiosas pela Universidade Católica Portuguesa/Lisboa. Professou votos perpétuos em 2017.
Na nota enviada à Diocese, o movimento lembra as palavras de Jesus no Evangelho de São João: “No mundo, tereis tribulações; mas, tende confiança: Eu já venci o mundo!” (cf. Jo 16,33).
A obra que inspira o Retiro Espiritual é da autoria da Irmã Ângela Coelho, religiosa da Aliança de Santa Maria e médica de formação: Foi a Postuladora da Causa de Canonização dos Santos Francisco e Jacinta Marto e é agora Vice-postuladora da Causa de Canonização da Irmã Lúcia.
A proposta de retiro centra-se na devoção ao Imaculado Coração de Maria, recordando especialmente a segunda aparição, de 13 de junho de 1917 na Cova da Iria, na qual Lúcia pergunta a Nossa Senhora: “Fico cá sozinha?”. A Senhora respondeu-lhe: “Não, filha. E tu sofres muito? Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus.”
Comentava a Irmã Lúcia nas suas memórias que foi no “momento em que disse estas últimas palavras que abriu as mãos e nos comunicou, pela segunda vez, o reflexo dessa luz imensa. Nela nos víamos como que submergidos em Deus.”
“A devoção ao Imaculado Coração de Maria não é apenas expressa na confiança de alguém que entrega a Maria todas as suas preocupações e dúvidas, é também uma questão de imitação; trata-se de aprender dela, a primeira e mais perfeita discípula, como se entregar a Deus. Nossa Senhora deu aos pastorinhos a possibilidade de se verem a si próprios em Deus. É este o fim da nossa vida espiritual: vermo-nos a nós próprios em Deus. Então poderemos compreender como somos amados” acrescenta o Movimento na nota de divulgação.
Este encontro é aberto a quem quiser conhecer melhor a Mensagem de Fátima e não requer inscrição prévia.
JM