Setúbal/Cultura: Coral Luísa Todi anima Dia Mundial da Música em São Sebastião

20211015-sao-sebastiao-dia-internacional-musica-coral-luisa-todi (4)

Numa iniciativa conjunta dos Amigos da Paróquia de São Sebastião e do Coral Luísa Todi, o concerto encheu a Igreja de São Sebastião, em Setúbal, para assinalar o Dia Mundial da Música, a 1 de outubro.

O momento musical contou com temas Gospel, clássico e várias áreas da Missa Lumen, sob direção do maestro Fernando Malão. Usando a sua arte de comunicação, conseguiu envolver todo o público, tornando-os participantes do próprio concerto, com os coralistas, o pianista Ernesto Rodrigues e o baterista Rui Rosado. No final, ecoaram a uma só voz o tema “Os Loucos de Lisboa”, também cantado por Nuno Guerreiro, que esteve presente.

O Padre Casimiro Henriques, enquanto anfitrião, agradeceu a participação do Coral, na pessoa do seu presidente, do maestro, músicos e coralistas, bem como a todos os presentes, nomeadamente os paroquianos, saudando de forma particular um paroquiano muito especial, o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas.

A convite dos Amigos da Paróquia, o bispo diocesano fez o encerramento, agradecendo o evento à comunidade, enaltecendo a capacidade de resistência e espera dos artistas durante os difíceis tempos da pandemia e congratulando-se, assim, por ver o regresso de alguma normalidade com estes eventos culturais, dando novo alento à nossa alma e esperança às nossas vidas.

O Coral Luísa Todi, fundado em 1961, tem desenvolvido uma intensa e ininterrupta atividade que o levou já a atuar praticamente em todo o país, e também no estrangeiro, onde se destacam concertos em Madrid, Paris ou Bruxelas, algumas dezenas de programas de rádio e de televisão e grandes produções que os levaram a atuar com Paulo de Carvalho e outros artistas.

O seu repertório tem sido norteado pela qualidade e pela versatilidade que lhe tem permitido abranger diversos géneros musicais, apresentando-se muitas vezes acompanhado de orquestras ou pequenas formações instrumentais, interpretando repertório clássico. Presidido por Luís Fernandes, o Coral Luísa Todi é presentemente dirigido pelo Maestro Fernando Malão, que tem a seu cargo a Direção Artística da Instituição, desde fevereiro de 2016.

A iniciativa musical insere-se na programação cultural promovido pelo grupo “Amigos da Paróquia de São Sebastião” que, mais uma vez, aliaram neste evento os objetivos de recuperação da igreja a um compromisso com a arte e a cultura para o exterior.

Assim, no final fizeram-se os agradecimentos ao Coral Luísa Todi por se juntarem nesse objetivo comum de levarem a sua arte, através da igreja para a cidade de Setúbal, assinalando desta forma um magnífico Dia Mundial da Música.

Isabel Melo, P´los Amigos da Paróquia de S. Sebastião, c/JM

19 de Outubro de 2021