Covid-19: Dioceses católicas convidadas a associar-se a jornada em memória das vítimas, com toque dos sinos nas igrejas

20211021-memoria-e-esperanca

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) saudou a Jornada ‘Memória e Esperança’, que de 22 a 24 de outubro evoca as vítimas da pandemia de Covid-19, convidando as dioceses católicas a associar-se à iniciativa de um grupo de cidadãos.

“As várias Dioceses verão a oportunidade de realizar o gesto do toque dos sinos nas igrejas às 12h00 do sábado, 23 de outubro, conforme sugerido pelos organizadores da Jornada, ou a possibilidade de aderir a outra iniciativa”, refere o Secretariado-Geral da CEP.

“Fazer memória daqueles que nos deixaram, nomeadamente os que foram atingidos pela pandemia, só tem significado no horizonte de esperança que dá sentido à vida”, acrescenta o texto.

A CEP informa que na próxima Assembleia Plenária, de 8 a 11 de novembro, os bispos vão celebrar uma Missa pelas vítimas da pandemia.

D. José Ornelas, presidente da CEP, refere à Agência Ecclesia a importância de preservar a memória das pessoas queridas e apontar ao futuro, com esperança.

“No meio do drama que foram estes quase dois anos, passados, nós fomos reencontrando valores na humanidade, valores de pessoas que se dedicaram – a começar pelos profissionais de saúde – e que estão a sofrer ainda as consequências da pandemia, em termos de sobrecarga de trabalho, de desgaste a todos os níveis”, indica o bispo de Setúbal.

A jornada ‘Memória e Esperança’ visa mobilizar a sociedade e suscitar a participação de todas as pessoas e instituições que o desejarem, tendo criado o sítio online memoriaeesperanca.pt.