Reflexão/Dia Mundial das Missões: “Sínodo e Missão”

20211019-dia-mundia-missoes-padre-carlos-russo

A Igreja celebra este domingo, 24 de outubro, o Dia Mundial das Missões, cujo tema, definido pelo Papa Francisco é «Não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos» (At 4, 20). Partilhamos a reflexão do Padre Carlos Russo, recém-nomeado para a coordenação diocesana da Pastoral das Missões.

«Não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos» (At 4, 20). É um convite dirigido a cada um de nós para cuidar e dar a conhecer aquilo que tem no coração. Esta missão é, e sempre foi, a identidade da Igreja: «ela existe para evangelizar» (São Paulo VI, Exort. ap. Evangelii nuntiandi, 14).

Assim nos dá mote, o Papa Francisco, para esta semana de oração pelas Missões do ano 2021.

O nosso bispo, nomeou no final de setembro, uma nova equipa para a Pastoral das Missões e deste modo venho saudar todos os cristãos da nossa Diocese de Setúbal e ao mesmo tempo, solicitar a vossa presença orante por esta equipa, para que seja uma plataforma, que nos impele para este anúncio explicito do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo a todo o homem.

Começou este mês em Roma o novo sínodo com o tema «Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão». Decerto que vamos descobrir que caminhar juntos nos leva a anunciar o Evangelho da verdade única que é Deus.

Não resisto a citar o Vademecum (Manual) para o Sínodo, que nos vai ajudar na urgência da Missão :

A missão da Igreja exige que todo o Povo de Deus esteja num caminho em conjunto, com cada membro a desempenhar o seu papel crucial, unidos uns aos outros. Uma Igreja sinodal caminha em comunhão para prosseguir uma missão comum através da participação de cada um dos seus membros. O objetivo deste Processo Sinodal não é proporcionar uma experiência temporária ou única de sinodalidade, mas proporcionar uma oportunidade para todo o Povo de Deus discernir em conjunto como progredir no caminho para ser uma Igreja mais sinodal a longo prazo.”

Contamos com todos para que se torne realidade o dinamismo missionário na nossa Diocese. Aceita o desafio que o Senhor da Messe te faz.

Confiemo-nos a Maria, Mãe da Missão que ela nos ajude neste intento da Missão a que todos somos chamados.

Padre Carlos Russo, P’la Pastoral das Missões de Setúbal

Foto: Padre Carlos Russo

Portugal: Igreja Católica celebra outubro «missionário» com convite ao testemunho concreto da fé

21 de Outubro de 2021