Sínodo dos Bispos: D. José Ornelas apresenta equipa coordenadora do processo sinodal

20211019-abertura-fase-diocesano-sinodos-dos-bispos-sinodo-diocesano (156)

Presidida pelo Padre José Pinheiro, a equipa terá à sua responsabilidade o acompanhamento e resposta da fase diocesana do Sínodo dos Bispos de 2023 e a preparação dos trabalhos para o Sínodo Diocesano, a realizar em 2025, no cinquentenário da Diocese.

No último domingo, dia 17 de outubro, a abertura do Sínodo na Diocese de Setúbal contou com a presença de Augusta Delgado, Henrique Matos e da Irmã Marina Santos, que integram a equipa diocesana.

“Saúdo o Pe. José Gil Pinheiro Ribeiro e os membros do Grupo Diocesano de Coordenação do Sínodo: Augusta Maria Fernandes Delgado, Henrique Manuel Miguéns de Matos e a Irmã Marina Horta Cardoso Santos, que generosamente se dispuseram a colaborar na coordenação do caminho que agora iniciamos” referiu D. José Ornelas no início da celebração.

Augusta Delgado, é casada e tem 4 filhos. É licenciada em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) de Lisboa e tem Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar. É professora de Educação Moral e Religiosa Católica e nos últimos 15 anos tem desempenhado a função de diretora do Agrupamento de Escolas Francisco Simões. Pertence à Paróquia da Sobreda, onde é catequista e coordenadora da catequese. Integra o Caminho Neocatecumenal na Paróquia de Vale Figueira.

Henrique Matos, tem 54 anos, é casado e pai de dois filhos. É licenciado em Teologia pela UCP, jornalista na Agência Ecclesia. É pastoralmente ativo na Paróquia de Cova da Piedade, onde é chefe-adjunto do Agrupamento 543 do Corpo Nacional de Escutas.

A Irmã Marina Santos, Escrava do Sagrado Coração de Jesus, dirige neste momento a Casa de Oração Santa Rafaela Maria, em Palmela. Dedica-se especialmente à orientação de retiros, formação e acompanhamento espiritual.

Recorde-se que o Padre José Pinheiro, Pároco de Cova da Piedade, foi nomeado por D. José Ornelas como Presidente da Comissão Preparatória do Sínodo Diocesano de 2025. Esta Comissão será também responsável pelo acompanhamento e resposta da nossa Diocese no que diz respeito ao Sínodo dos Bispos, que terá lugar em Roma, em 2023, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Saiba mais sobre o Sínodo dos Bispos e sobre o Sínodo Diocesano em diocese-setubal.pt/sinodo

Qualquer informação informação ou sugestão sobre o processo sinodal contactar sinodo@diocese-setubal.pt

JM

Foto (da esquerda para a direita): D. José Ornelas, Augusta Delgado, Henrique Matos, Irmã Marina Santos e Padre José Pinheiro.

Entrevista Ecclesia a D. José Ornelas, Padre José Pinheiro e Augusta Delgado

Reportagem da TV Canção Nova

Sínodo dos Bispos/Sínodo Diocesano: Diocese de Setúbal inicia “caminho de oração, discernimento e transformação da Igreja”

21 de Outubro de 2021