Catequese: Adolescentes continuam itinerário “Say Yes”, rumo à JMJ Lisboa 2023

20200923-formacao-sayyes-banner

No passado dia 16 de outubro, estiveram reunidos no Seminário de Almada cerca de 40 catequistas para se inteirarem das etapas para este ano do itinerário catequético da adolescência “Say Yes”.

A maioria destes catequistas já desenvolvem o projeto nas suas paróquias desde o seu início. Trata-se de uma catequese pensada para os adolescentes através da temática da Jornada Mundial da Juventude, e que assenta numa pedagogia projetual, com uma forte acentuação na vivência pessoal e grupal, levando-os a conhecerem, viverem e sentirem o que é ser Igreja. “

A inovação projetual exige uma mudança de paradigma da prática catequética que requer um processo formativo responsável alargado aos catequistas intervenientes no processo”, pode ler-se no programa deste projeto.

Foi uma oportunidade para os catequistas interessados fazerem um balanço, mostrando os pontos positivos e dificuldades, partilhando e testemunhando como tudo tem corrido nas paróquias.

Muitos manifestaram a necessidade desta partilha de vivências, porque surge sempre como ajuda e traz luz a esta viagem que é nova no modo de fazer catequese com os adolescentes.

A formação serviu também para apresentar este terceiro ano do projeto e em particular a etapa 10.

Susana Santos, catequista

25 de Outubro de 2021