JMJ 2023: Símbolos da Jornada Mundial da Juventude iniciam peregrinação de dois anos em Portugal

20211027-simbolos-jmj (2)

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vão iniciar esta sexta-feira uma peregrinação de dois anos em Portugal, antecipando o encontro internacional promovido pela Igreja Católica que Lisboa recebe de 1 a 6 de agosto de 2023. Como já divulgado anteriormente, na Diocese de Setúbal, os símbolos estarão presentes durante o mês de novembro de 2022.

“Os dois símbolos confiados pelo Papa São João Paulo II aos jovens de todo o mundo vão estar um mês em cada diocese, a começar pelo Algarve e a terminar em Lisboa, para cumprir o objetivo do Papa São João Paulo II quando confiou a Cruz aos jovens: ‘carreguem-na pelo mundo fora como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade’”, indica o Gabinete de Comunicação da JMJ Lisboa 2023, em comunicado.

A Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora percorrem as dioceses de Portugal até julho de 2023; os símbolos foram entregues pelos jovens do Panamá, onde decorreu a JMJ 2019, aos jovens de Portugal numa Eucaristia presidida pelo Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, a 22 de novembro de 2020, solenidade litúrgica de Cristo Rei.

“Apesar dos condicionalismos provocados pela pandemia, os símbolos da JMJ peregrinaram em Angola, entre os dias 8 de julho e 17 de agosto de 2021; na Polónia, entre os dias 21 de agosto e 1 de setembro; e em Espanha, desde o dia 5 de setembro”, acrescenta o comunicado de imprensa.

A peregrinação dos símbolos pelas dioceses espanholas termina a 29 de outubro, dia em que são entregues aos jovens de Portugal, na Diocese do Algarve, numa travessia simbólica do rio Guadiana, ao fim do dia.

A Peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude é organizada Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), um secretariado da Comissão Episcopal Laicado e Família, da Conferência Episcopal Portuguesa.

Para o padre Filipe Diniz, diretor do DNPJ, a peregrinação dos símbolos “convoca os jovens para a Pessoa de Cristo, para um modo de vida que mudou a História, há dois mil anos, e quer ser caminho para um mundo mais fraterno, mais justo, pacífico e ecológico”.

Os Símbolos da JMJ

A Jornada Mundial da Juventude conta com dois símbolos que a acompanham e representam: a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.

Com 3,8 metros de altura, a Cruz peregrina, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, a Cruz peregrina, feita em madeira, iniciou uma peregrinação que já a levou aos cinco continentes e a quase 90 países. Foi transportada a pé, de barco e até por meios pouco comuns como trenós, gruas ou tratores. Passou pela selva, visitou igrejas, centros de detenção juvenis, prisões, escolas, universidades, hospitais, monumentos e centros comerciais.

O ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços, foi introduzido pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens. Com 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani está associado a uma das mais populares devoções marianas em Itália. O ícone original encontra-se na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.

Itinerário de peregrinação dos símbolos

• Novembro 2021: Diocese do Algarve
  • Dezembro de 2021: Diocese de Beja