Padre Carlos Silva é o novo Vigário Forâneo de Almada

20210602-padre-carlos filipe

No passado dia 25 de outubro, o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, nomeou Vigário Forâneo de Almada, o Padre Carlos Silva. O sacerdote substitui, assim, o Padre José Pinheiro, Presidente da Comissão para o I Sínodo Diocesano.

Leia, abaixo, o decreto de nomeação do Bispo de Setúbal.

A vigararia forânea, também designada na Diocese de Setúbal pela forma abreviada de vigararia, é uma circunscrição eclesiástica ou conjunto de paróquias, quasi-paróquias e unidades pastorais equiparadas em que se divide territorialmente a Diocese, para que melhor se exerça o ministério em proveito dos fiéis e se coordene a acão pastoral nas comunidades. A vigararia forânea é presidida por um presbítero, que se designa por vigário forâneo, nomeado pelo Bispo Diocesano.

A Vigararia de Almada compreende as Paróquias Almada, Cacilhas, Cova da Piedade, Laranjeiro-Feijó e Pragal. Estão ainda incluídos o Santuário de Cristo Rei, o Seminário de Almada e o Externato Diocesano Frei Luís de Sousa.

Decreto de Nomeação

José Ornelas Carvalho, Bispo de Setúbal:

atendendo à necessidade de prover à coordenação da Vigararia de Almada; devido ao pedido de substituição do Pe. José Gil de Borga Pinheiro Ribeiro, por ter sido nomeado Presidente da Comissão para o Sínodo Diocesano de 2025; tendo consultado o clero da Vigararia, de acordo com o que prescrevem as normas canónicas,  diocesanas e a normativa dos Estatutos das Vigararias e dos Vigários Forâneos.

Nomeia o Pe. Carlos Filipe Lopes Ramos da Silva,
Vigário Forâneo da Vigararia de Almada,
a fim de completar o quinquénio iniciado a 23 de maio de 2021.

Com esta nomeação o Pe. Carlos Filipe Lopes Ramos da Silva, mantém as outras funções para as quais está nomeado.

Que o Senhor ilumine e fortaleça com o Seu Espírito este seu Presbítero, para que desempenhe com disponibilidade e dedicação a missão que lhe é confiada, velando pela comunhão fraterna dos irmãos Presbíteros e Diáconos, promovendo, com eles, a participação e a sinodalidade dos ministérios laicais e incentivando a todos no anúncio missionário do Evangelho.

Setúbal, 25 de outubro de 2021

O Bispo, D. José Ornelas Carvalho