LOC/MTC: “Chamados a discernir nestes novos tempos”

dav

A Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) realizou a sua Assembleia Diocesana no dia 24 de outubro de 2021, na igreja de Nossa Senhora da Esperança (Quinta do Conde) com o objetivo de refletir o futuro do movimento na diocese.

Com o tema “Chamados a discernir nestes novos tempos”, os militantes seguiram o método do Movimento “Revisão de Vida Operário” (RVO) – que compreende três passos: VER, JULGAR E AGIR – para pensar a presença diocesana da LOC/MTC.

Foram partilhadas as dificuldades e desânimos dos militantes, apontando como pontos fundamentais a falta de participação, o pouco apoio da Igreja, a falta de assistentes nos grupos, a idade avançada de alguns militantes, a falta de compromisso pessoal.

“Das dificuldades sentidas, sublinha-se a palavra esperança. A LOC/MTC é na nossa Diocese a esperança da presença de Igreja, que fala da vida dos trabalhadores e que estes sejam valorizados. Este sinal caracteriza-se sobre o ser sal e fermento. Ser sal para não perder o sabor, ser fermento para fazer crescer” explicou a equipa diocesana da LOC/MTC em comunicado enviado à Diocese.

“Este é um Movimento que representou muito para muitas gerações. Perder-se é perder Cristo no meio dos trabalhadores” afirma a equipa, reforçando a consciência da necessidade da LOC/MTC no mundo do trabalho.

A LOC/MTC não é um movimento que defende os trabalhadores, é sim um movimento que leva os trabalhadores a defenderem-se e terem consciência da sua dignidade.”

“Dar mais possibilidade aos militantes, participar em intercâmbios com trabalhadores de outras zonas e realidades, fazer-se representar em encontros alargados sobre temas de interesse global como por exemplo o ambiente” foram algumas das pistas avançadas no encontro.

“Nos momentos mais difíceis não perder a capacidade de refletir através da RVO, e mudar o que esteja mal. Na RVO identificar aspetos positivos. É motivo de esperança o projeto da LOC/MTC, ser válido e atual” acrescentaram.

Os militantes refletem ainda, à luz do plano de Deus, que Ele “está sempre presente, por isso vamos ter esperança, que com Ele ultrapassemos as dificuldades”.

Jesus nunca desistiu perante as dificuldades e os fracassos, devemos seguir o seu exemplo e o caminho será mais fácil. Acreditamos que o Espírito Santo não nos deixa desanimar. A missão do cristão é dar continuidade a um mundo melhor, e isso faz-se com os outros, importa não perder o sentido de comunidade. Jesus começou por formar um pequeno grupo, como nós.”

Como forma de agir, os militantes comprometeram-se a convidar uma pessoa a aderir ao grupo, dando a conhecer a LOC/MTC. Pretendem reunir com mais assiduidade e fazer RVO com mais frequência. Foram ainda apresentadas como linhas de ação estabelecer uma comunicação mais próxima com os párocos e fomentar a participação do movimento no desenvolvimento do sínodo, quer a nível diocesano, quer a nível nacional.

A Assembleia Diocesana contou com a presença de militantes, do seminarista José Manuel Raposo, do Coordenador Nacional Américo Monteiro e do Padre Horácio Noronha, assistente diocesano.

28 de Outubro de 2021