“Cuidar e ser Cuidado”: Pastoral da Saúde promoveu encontro sobre a “Amizade Social”

20211028-encontro-pastoral-saude (2)

No âmbito das atividades preparatórias para o Encontro Nacional promovido pela Conferência Nacional de Associações de Apostolado dos Leigos (CNAL) – “Praça Central”, realizou-se no dia 15 de outubro às 21.30 h, na Igreja Paroquial de São Paulo em Setúbal, o primeiro encontro com o tema “Amizade social – Cuidar e ser Cuidado”.

O Padre Luís Ferreira fez a introdução ao encontro, que foi moderado por Luísa Santana Silva.

O testemunho do cuidado aos outros, como forma de promover a amizade social, foi dado por duas cuidadoras – a Dra. Ana Helena Santana, cuidadora informal e a Dra. Lígia Oliveira, diretora técnica da Associação Humanitária de Bem Fazer de S. Paulo, que partilharam com a assistência a sua experiência no cuidado, respetivamente na família e nas instituições, as suas dificuldades e algumas estratégias possíveis a utilizar. Foi salientada na intervenção de cada uma das convidadas a importância de cuidar do cuidador, assim como as dificuldades acrescidas em tempo de pandemia.

O Padre João Rosa, capelão do Centro Hospitalar de Setúbal, salientou a importância da espiritualidade na pessoa doente/família e também nos profissionais de saúde, enquanto caminho para melhor cuidar e ser cuidado.

Tendo presente a Carta Encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco, refletiu-se sobre como o cuidado ao outro é pedra basilar para a Fraternidade e a Amizade Social, num mundo onde os mais fracos, entre eles os doentes ou os mais idosos são marginalizados. Eles fazendo-nos pensar, como nos diz o Papa Francisco, no “apelo a repensar os nossos estilos de vida, as nossas relações, a organização das nossas sociedades e sobretudo o sentido da nossa existência.”

Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde

28 de Outubro de 2021