Na conclusão da Semana Nacional da Educação Cristã, no fim-de-semana de 23 e 24 de outubro, decorreu em Fátima as Jornadas Nacionais de Catequistas, com o tema «Sinodalidade e Catequese», sinodalidade como forma, como estilo e como estrutura da Igreja, seguindo a solicitação do Santo Padre, no documento preparatório do próximo Sínodo dos Bispos.
No sábado de manhã, o D. António Moiteiro falou sobre «A Catequese: primeiro anúncio na família e na comunidade cristã» e o Pe. Tiago Freitas da Arquidiocese de Braga proferiu a conferência com o título «A sinodalidade na ação evangelizadora da Igreja». A tarde abriu com o tema «A cultura digital e o desafio evangelizador para as comunidades cristãs» desenvolvido pelo Sr. Cónego Luís M. Figueiredo Rodrigues, também da Arquidiocese de Braga.
Prosseguiu-se os trabalhos com a conferência do Pe. Manuel Queirós de Vila Real «O Diretório para a Catequese: desafios à sinodalidade na catequese». A tarde ainda teve tempo para trabalhos de grupo à volta do «Itinerário de iniciação à vida cristã com as famílias, com as crianças e com os adolescentes».
A parte da manhã de Domingo foi orientada pela Doutora Isabel Oliveira e Pe. Diogo José Pereira da Diocese do Porto com o tema «Catequista: discípulo e construtor de comunidade: desafios para uma pedagogia sinodal».
Da Diocese de Setúbal participaram cerca de vinte catequistas oriundos de diversas paróquias.
Secretariado Diocesano da Catequese