Formação: Novos catequistas aprendem “as linhas essenciais da catequese e do ser, saber e saber fazer do catequista”

20211029-formacao-catequistas-1-a-vez

Decorreu no Seminário de São Paulo de Almada, no dia 17 de outubro, uma formação para catequistas que dão catequese pela primeira vez. Foram 21 os participantes, vindos de diversas partes da diocese.

A manhã, dirigida pelo Pe. Rui Gouveia, diretor do Secretariado Diocesano de Catequese, começou com a oração de Laudes, levando os participantes a entender o valor dos Salmos na estruturação da sua espiritualidade. Em continuidade, no âmbito espiritual, os presentes foram desafiados a entender o serviço da catequese como um verdadeiro chamamento de Jesus, uma vocação, através de um exercício de Leitura Orante da Sagrada Escritura. Ainda houve tempo para explorar os pontos principais da essência da Catequese e do Ser do Catequista.

O almoço partilhado foi antecedido pela celebração da Eucaristia e parte da tarde foi orientada pela catequista Isabel Rosendo, onde pôde desenvolver os critérios pedagógicos próprios do ato catequético e dos catecismos do itinerário de iniciação cristã das crianças e adolescentes.

A formação em causa é uma introdução básica que tem por fim dar as linhas essenciais da catequese e do ser, saber e saber fazer do catequista. Todos aqueles que participaram foram estimulados a seguir com a sua formação, procurando frequentar o Curso de Iniciação e, posteriormente, o Curso Geral de Catequese.

Secretariado Diocesano da Catequese

29 de Outubro de 2021