Salesianos de Setúbal: Bênção da nova comunidade e posse da Paróquia de S. José

20211103-setubal-bencao-comunidade (3) - Cópia

Na Diocese há dois anos mas estabelecida no edifico da Cúria Diocesana, a comunidade salesiana de Setúbal tem uma nova sede. No dia 24 de setembro, teve lugar a bênção dos “novos ambientes”, no sexto andar da Praceta Luís Sá, na cidade sadina.

“Esta nova comunidade, ereta canonicamente em junho passado, é uma presença salesiana de cinco irmãos que o Senhor convocou a esta missão eclesial, salesiana e juvenil, em Setúbal” refere a congregação dos Salesianos de Dom Bosco, em nota publicada na sua página oficial.

“Após a celebração da Eucaristia na Paróquia, o Provincial, Pe. José Aníbal Mendonça, deu posse ao novo Diretor, Pe. Tarcízio Morais, abençoando, também, os novos espaços da comunidade. Os espaços foram cuidados, na medida do possível, para poder acolher uma comunidade de consagrados”, acrescentam.

A nova casa da comunidade é constituída por dois apartamentos num sexto andar da Praceta Luís Sá. A capela marca o centro da casa como espaço de encontro com o Senhor. Divididos os dois apartamentos, num está a cozinha, o refeitório, a capela e dois quartos; no outro, a sala de comunidade, a lavandaria e três outros quartos.

“Marcados por esta novidade, somos convocados para testemunhar e anunciar com a nossa vida, o carisma salesiano nesta cidade, neste território, com a graça da unidade que o Senhor nos dá de vivermos ação e contemplação”, escreveu numa mensagem o novo diretor.

“Encontrar, escutar e discernir. Sair, procurar, responder. Ser. Ser com. Ser para. A messe é ampla. O campo do sonho é imenso. Há muito para conhecer, amar, viver. Muito para convocar, animar, acompanhar. Sejamos nós capazes de ser significativos e inovadores. Um “nós” que é sempre comunitário e sinal do amor de Deus aos jovens, num “levanta-te e testemunha” que assumimos como dom e tarefa. Que possamos, a cada dia, e, em cada momento, falar de Jesus, contar aos outros que Ele nos dá forças para viver, que é bom conversar com Ele, que nos faz bem meditar nas suas palavras (Cfr. Papa Francisco, ChV 176)”, continuou.

Os sacerdotes salesianos estão desde 2019 responsáveis pela Paróquia de São José, em Setúbal. A par da ação na Paróquia, foi confiado aos Salesianos de Setúbal um trabalho específico no Departamento da Juventude da Diocese, na pessoa do Pe. Álvaro Lago, e o acompanhamento da Pastoral do Ensino Superior do Instituto Politécnico de Setúbal.