Juventude/Montijo: Jovens da Vigararia juntam-se em encontro de reflexão, oração e consagração a Nossa Senhora

20211104-juventude-montijo-consagracao-nossa-senhora (11)

No passado dia 31 de outubro, realizou-se na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição – Afonsoeiro, no Montijo, um encontro de reflexão e oração com os jovens da Vigararia do Montijo, no âmbito do “Sentido 23” , do mês do Rosário e do mês das missões, em que os jovens fizeram a sua Consagração a Nossa Senhora.

A tarde começou com a Adoração Eucarística. Na exposição do Santíssimo, o Padre Geraldo Kalemesa, assistente vicarial da juventude, mencionou: “Ajoelhados diante do Santíssimo Sacramento no Altar para reafirmamos a nossa fé, em Jesus Cristo, a quem vamos anunciar, para depositamos nas suas mãos todos os jovens das Paróquias da nossa Vigararia e não só… os nossos Sacerdotes, familiares e de maneira muito especial a direcção vicarial da Juventude do Montijo e os coordenadores paroquiais, para que no compromisso de ir, anunciar e conquistar tenham o auxílio divino.”

Nesta Adoração, os jovens fizeram a sua reflexão e meditação inspirando-se na passagem bíblica extraída em Lc. 1, 26 -56 (Anunciação do Anjo a Nossa Senhora e o seu sim a Deus). No fim da meditação o Padre Geraldo concluiu que “como Maria também nós devemos ter essas atitudes: alegria de nos sentirmos que Deus nos conferiu esta responsabilidade e sermos humildes em nos colocarmos ao seu serviço. Em suma, devemos escutar Maria, ela, que a partir de Caná da Galileia disse: “Fazei tudo o que Ele vos disser! (Jo. 2,5)”.

Por último, os Jovens das diferentes Paróquias da referida Vigararia fizeram a sua Consagração a Nossa Senhora sob a orientação do Padre Geraldo.

Na passagem do momento de Oração para o momento de Reflexão, o Padre Geraldo Kalemesa proporcionou aos jovens um momento descontraído, animado e divertido com um cântico de interacção “Juventude”.

Seguiu-se então, um momento de reflexão sobre o tema “Jovens em busca”, sendo o orador João Marques, membro do Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal. No início lançou o desafio aos jovens de responder a três questões:  “Ser jovem é…”,  “É difícil…”, “Um jovem tem a possibilidade de…”, que proporcionou um ambiente de interação, partilha e alguma descontração com os jovens. Durante a exposição do tema, João Marques deixou algumas interrogações no ar aos jovens “Será que estamos dispostos a seguir alguém que não conhecemos?”, “Qual o projecto em mim?”, levando os jovens a reflectirem que a sua missão é levar Jesus aos outros, ou seja, evangelizar; são jovens em busca, mas que durante essa procura aparecem tentações. Para terminar deixou o convite para que cada um dos jovens faça o seu discernimento pessoal (“Qual o projecto que há em mim?”).

Antes da Eucaristia, o Conselho Vicarial procedeu à distribuição de pagelas com a oração da Consagração a Nossa Senhora e dezenas personalizadas, para marcar o simbolismo do encontro e o mês do Rosário.

A celebração eucarística foi presidida pelo Padre José Maria Furtado, – pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Afonsoeiro e Vigário Forâneo da Vigararia do Montijo e concelebrada pelo Padre Geraldo Kalemesa – pároco da Paróquia de Marateca e Assistente Vicarial da Juventude.

Na homilia, o Padre José Maria Furtado agradeceu a presença de todos, pedindo que sejamos “ um pequeno fermento que vamos levar por diante” e o “sim” dado pela Juventude. Frisou ainda: “Devemos amar a Deus sobre todas as coisas (…) porque Deus é a fonte de todas as bênçãos (…) ” e “Que a riqueza do Mundo não nos atrapalhe, a nossa maior riqueza é Jesus”.

O dia terminou com um momento de muita alegria, partilha e confraternização.

Sara Casinhas

04 de Novembro de 2021