A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai evocar a 11 de novembro as vítimas da pandemia de Covid-19 com um Missa, na Capelinha das Aparições, celebrada pelos bispos que participam na Assembleia Plenária.
A Eucaristia no Santuário de Fátima vai ter início às 08h00, informa uma nota do Secretariado-Geral da CEP.
D. José Ornelas, presidente da CEP, referiu à Agência Ecclesia a importância de preservar a memória das pessoas queridas e apontar ao futuro, com esperança, após a pandemia.
“No meio do drama que foram estes quase dois anos, passados, nós fomos reencontrando valores na humanidade, valores de pessoas que se dedicaram – a começar pelos profissionais de saúde – e que estão a sofrer ainda as consequências da pandemia, em termos de sobrecarga de trabalho, de desgaste a todos os níveis”, indicou o bispo de Setúbal.
A 14 de novembro de 2020, a CEP promoveu uma celebração nacional pelas vítimas da Covid-19, na Basílica de Santíssima Trindade, em Fátima; a celebração contou com a presença de 20 bispos católicos, do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro, António Costa e de várias entidades públicas que se quiseram associar a esta homenagem.
A 201.ª Assembleia Plenária da CEP vai decorrer de 8 a 11 de novembro, na Casa de Nossa Senhora das Dores do Santuário de Fátima, começando com a intervenção do presidente do organismo, D. José Ornelas, pelas 16h00.
A CEP vai discutir um ‘Itinerário de Iniciação à Vida Cristã’, com as crianças, adolescentes e famílias, preparado pela Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé e trabalhado nas várias dioceses.
Os bispos vão também analisar as questões da proteção de menores e adultos vulneráveis.
Em outubro, o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa disse que o organismo está a constituir um grupo coordenador, a partir das comissões diocesanas, para “chegar a critérios e procedimentos comuns”, admitindo novas medidas.
“Se a CEP julgar conveniente, poderá tomar outras medidas, sempre no propósito de rejeitar qualquer encobrimento de casos, de fazer justiça às vítimas e respeitar a verdade histórica das denúncias apresentadas”, referiu o padre Manuel Barbosa, em conferência de imprensa, após a reunião mensal do Conselho Permanente.
A Assembleia Plenária vai contar ainda com a presença de D. Juan Ignácio Arrieta, secretário do Conselho Pontifício para os Textos Legislativos (Santa Sé), para uma formação sobre o Livro VI do Código de Direito Canónico, recentemente alterado, reformando a disciplina penal que existe desde 1983.
A conferência de imprensa final vai decorrer às 14h30 do dia 11 de novembro.