EMRC: Professores desafiados a levar a Bíblia às comunidades escolares

20211109-envio-professores-emrc (60)

Os docentes da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) fizeram o seu compromisso anual no passado sábado, 6 de novembro. D. José Ornelas incentivou os professores a levar a Bíblia “às crianças e adolescentes da escola”.

A Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Paróquia de Cova da Piedade, recebeu a habitual celebração de “envio” dos professores, presidida pelo bispo diocesano, que coincidiu com o festejo da Festa da Palavra das crianças da catequese paroquial.

Na homilia, D. José Ornelas elogiou o passo dado pelos mais pequenos na sua caminhada de fé: “Estão a receber a bíblia porque já sabem ler. Ler coisas interessantes e importantes. E a coisa que há de mais interessante e importante para ler é a Palavra de Deus.”

“É para se ler porque alimenta o nosso coração. A Bíblia alimenta a nossa vida, ajuda-nos ajuda, ensina-nos, dá-nos o próprio Deus. A Bíblia é como um álbum de fotografias que Deus nos dá” referiu o prelado.

Comentando o Evangelho da celebração, em que Jesus envia os discípulos em missão, para contar a toda a gente o que viram e ouviram, D. José Ornelas replica o desafio aos professores de EMRC:

Os professores estão cá para levar a bíblia. Levam-na às crianças e adolescentes da escola.”

No final da celebração, os professores fizeram a sua oração de compromisso e receberam a bênção do Bispo para a missão do ensino da Igreja nas escolas.

JM

“Comunhão, Participação e Missão”: Professores refletem com D. José Ornelas sobre o processo sinodal

No começo da tarde, o prelado reuniu-se com os professores para lhes manifestar apoio e amizade, para os incentivar na sua nobre missão de educadores e para lhes pedir colaboração, participação e empenho no caminho sinodal em curso.

O Senhor Bispo lembrou as três palavras-chave para fazer esse caminho: Comunhão, Participação e Missão. Será necessário envolver mais as comunidades, procurar ouvir quem está dentro e quem ainda está fora, afinar a capacidade de diálogo e de escuta. Ser cristão é comprometer-se com o Senhor que nos envia a trabalhar, a ouvir, a ajudar e a saber cuidar de todos sem deixar ninguém para trás. A primeira atitude a tomar é a de sentar-se junto do Senhor para o escutar.

Nas suas palavras, o Sínodo não é uma novidade dentro da Igreja Universal e dentro da nossa Igreja Diocesana. É uma experiência que esteve presente desde o início porque a igreja precisa de refletir, todos os dias, sobre a melhor forma de comunicar e agir no mundo. As linguagens necessitam de ser permanentemente enriquecidas e adaptadas, porque o mundo é um organismo vivo em constante mudança.

Neste sentido, os professores, em pequenos grupos, puderam refletir a partir das seguintes perguntas: Que esperamos do Processo Sinodal, a nível da Igreja de Setúbal e de toda a Igreja? Como professores de EMRC, que dificuldades/desafios encontramos? Que podemos fazer como Grupo e Igreja para sermos mais Igreja e mais Missão? As respostas serão encaminhadas para a Equipa Coordenadora do Processo Sinodal.

À festa da verdadeira alegria que é a Eucaristia (e esta contou com crianças, adolescentes e jovens em grande número que testemunharam a renovação do compromisso dos professores de EMRC) seguiu-se a festa do encontro à mesa para partilhar alguns alimentos e continuar a viver a verdadeira fraternidade. A cerimónia terminou com um jantar-convívio no qual participaram os professores, o Pe. José Pinheiro e D. José Ornelas.

Ano após ano, realiza-se este evento para recordar a todos que a missão de professor de EMRC é muito importante para a igreja e que só a podemos fazer bem sendo as mãos, os olhos, os pés e o coração do Senhor no meio dos alunos.

José Manuel Leite Teixeira, Professor de EMRC

10 de Novembro de 2021