Apresentação de Maria: Congregação celebra o 225º aniversário da sua fundação

225 Anos de Fundação PM (1) (1) - Cópia

As religiosas da Congregação das Irmãs da Apresentação de Maria vão celebrar, dia 20 novembro, na Quinta da Boa Vista (Baixa de Palmela), Diocese de Setúbal, os 225 anos da sua fundação.

“Esta data é para toda a família da Apresentação de Maria, mais do que um símbolo, é o sinal visível de que esta obra é toda de Deus; ela foi fundada unicamente para a sua glória e a salvação do mundo” explica a o instituto religioso na nota publicada na sua página oficial.

De manhã, pelas 11h30, D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, preside à Eucaristia e de tarde haverá conferências, com o mote “Um nome, uma herança, uma profecia”, dinamizados pela Dr.ª Maria Teresa L. Pereira, a Irmã Maria do Céu, pm, e o Dr. Jorge Rijo. Segue-se um momento musical com João Mendonza.

No final das comemorações, às 16h30, vai ser lançado o livro do Padre Dário Pedroso sobre a fundadora da congregação – Maria Rivier – que tem como título «Amar o que tu amaste». A publicação será apresentada pelo Padre Carlos Filipe.

De acordo com a informação disponibilizada no próprio sítio, as Irmãs da Apresentação de Maria assentam a sua espiritualidade no “conhecer, viver, mostrar e ensinar Jesus Cristo”, concretizada na “missão específica” que têm na Igreja e no mundo e “na vida comunitária” que acolheram como “principal meio de entreajuda” para crescer na santidade da vocação.

A Congregação foi fundada 1796 por Maria Rivier, em França, no conturbado contexto da Revolução Francesa, precisamente quando se assistia à dispersão e extinção dos Institutos religiosos. Está presente em Portugal, e em particular na Diocese de Setúbal, desde 1938, onde têm a Casa Provincial, o Noviciado (Baixa de Palmela), o Lar de Acolhimento a Criança e Jovens (Comunidade de Nossa Senhora da Saúde, Setúbal) e uma comunidade no Montijo.

Saiba mais sobre as Irmãs da Apresentação de Maria em apresentacaodemaria.pt.

JM

11 de Novembro de 2021