Cáritas: Campanha «10 Milhões de Estrelas» apoia projetos sociais em Portugal e combate às alterações climáticas nos países lusófonos

20211111-caritas-campanha-10-milhoes-de-estrelas (2)

A Cáritas Portuguesa vai lançar este domingo a campanha solidária de Natal ‘10 Milhões de Estrelas – um Gesto pela Paz’, que visa financiar projetos sociais em Portugal e de combate às alterações climáticas nos países lusófonos.

Em comunicado, a organização católica detalha que 65% das verbas angariadas na campanha anual se destinam a “ações de dimensão social” da sua rede nacional; no âmbito internacional, os restantes 35%, serão aplicados em “projetos de resposta ao impacto das alterações climáticas” nos países lusófonos, para apoiar as populações mais vulneráveis.

A Cáritas Portuguesa, com a sua operação ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ quer continuar a promover os valores da paz e do desenvolvimento humano em Portugal e no mundo.

A campanha anual solidária vai começar a 14 de novembro, dia em que a Igreja Católica assinala o V Dia Mundial dos Pobres, celebração instituída pelo Papa Francisco que tem como tema, em 2021, ‘Sempre tereis pobres entre vós’, inspirado numa passagem do Evangelho segundo São Marcos (Mc 14, 7).

A Cáritas propõe a todos os portugueses uma “adesão simbólica” aos valores da paz, associados à vivência do Natal, através da aquisição de uma ‘vela estrela’ de cor branca ou cor vermelha, no valor de 2 euros.

“Acreditamos que ‘há gestos que constroem’”, destaca a instituição, que informa que as velas podem ser adquiridas numa das 20 Cáritas Diocesanas, nas paróquias aderentes, nas lojas do ‘Pingo Doce’, e através do seu sítio online, em www.caritas.pt/estrelas.

A organização solidária da Igreja Católica apoiou mais de 18 mil pessoas (6610 famílias – 3042 novas famílias apoiadas) com dificuldades diretamente resultantes da pandemia de Covid-19, entre maio de 2020 e outubro de 2021.

“Apesar das necessidades ao nível alimentar, é cada vez mais uma das principais organizações na resposta financeira a pedidos concretos, destacando-se o apoio ao pagamento de despesas relacionadas com a habitação (61% – rendas), de despesas relacionadas com a saúde (15%), e ao pagamento de despesas relacionadas com a eletricidade (13%)”, desenvolve o comunicado.

No âmbito da campanha solidária de Natal, a rede nacional da organização católica está também a implementar o projeto ‘Cáritas na Escola’, uma iniciativa que convida a comunidade educativa a viver um “dia diferente”, com a realização de atividades que consciencializam os alunos do 1.º ciclo ao secundário para a “defesa da dignidade humana e para a promoção da paz”.

Desde 2003, a campanha ‘10 Milhões de Estrelas’ apoiou diversos projetos em Portugal, através da ação da rede nacional Cáritas, 15 projetos de emergência internacional e três de emergência nacional.

A operação solidária nasceu numa diocese francesa, em 1984, com os objetivos de “sensibilizar para os valores da paz, como vivência cristã do Natal”, e a ajuda financeira para uma causa num país em dificuldades.