comprehensive-camels

Juventude: Animadores juvenis viveram momento formativo com as “mãos na massa”

2021111-get-ready-formacao-animadores (35)

O Departamento da Juventude no passado dia 6 de novembro realizou a 5ª edição da formação Animadores GetReady. 

Foi com grande alegria e entusiasmo que os animadores de grupos juvenis e movimentos eclesiais, estiveram reunidos de forma presencial na casa das Irmãs da Apresentação de Maria. Sob o tema “Juntos construímos um futuro com raízes”, o Departamento quis proporcionar aos animadores um momento de reflexão e partilha onde os mesmos puderam vivenciar o real significado da expressão “mãos na massa”.  

 

A manhã foi iniciada com um momento de acolhimento, oração ao Espírito Santo, e apresentação dos participantes, onde os mesmos foram divididos por pequenos grupos, partindo então para uma missão específica. Através do trabalho prático de regar as flores, cavar a terra, limpar as árvores, colher os frutos e dividir os bons dos podres, foi proposto aos animadores que realizassem um diagnóstico do “problema” e fizessem a analogia com a sua missão na pastoral juvenil; um momento em que juntos contemplaram e construíram a leitura da terra/árvores, ambiente e ferramentas, com as suas realidades pastorais. 

Perante estas interpelações “Quem são os jovens que Deus me confiou?”, “Em que ambientes estão inseridos”, “Como está o meu coração de animador?” e Que dons posso pôr a serviço?” e após um momento de silêncio, cada grupo identificou três compromissos para melhor cuidar da terra juvenil da Diocese de Setúbal.

 

Novamente em grande grupo, foram apresentados esses mesmos compromissos, onde de um modo geral, foi realçada a importância dos jovens serem cuidados e acompanhados de forma personalizada. Passando ainda pelo tema da Sinodalidade, pela Exortação Apostólica “Cristo Vive” e pelo ardente desejo da Evangelização Missionária, os animadores foram convidados- através da leitura espiritual da amendoeira- a levantar o olhar para o Alto. Assumindo um compromisso de fé e esperança com Jesus Cristo, cada um escreveu num papel o seu pouco, pequeno, possível e progressivo, pendurando de forma simbólica e pessoal na amendoeira, como sinal de entrega da sua missão de animadores. 

GetReady! Ele vive e conta contigo na construção de um futuro para os jovens!

Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

Partilhe nas redes sociais!
11 de Novembro de 2021