Reflexão/Ecologia: “O melhor caminho é a conversão individual na atitude diária e no exemplo”

Concept of environmental conservation in the garden for children.

No contexto das reflexões da COP 26, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021, o Departamento da Juventude da Diocese convidou duas animadoras Laudato Si para darem o seu testemunho.

Somos mães de jovens adultos na casa dos 20 anos e somos dirigentes de escuteiros do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português, chefiamos um grupo de pioneiros, que são jovens com idades compreendidas entre 14 e 18 anos.

Sendo o Corpo Nacional de Escutas um movimento católico e de formação integral dos jovens, compete-nos criar oportunidades educativas para que os jovens alcancem a excelência nas seis vertentes do ser humano Fisico, Afectivo, Caracter, Espiritual, Intelectual e Social. Este conjunto tem como objectivo criar indivíduos capazes de tomar as melhores e mais ponderadas decisões.

Como dirigentes católicas e atentas às necessidades e aos problemas sociais sentimo-nos atraídas a fazer o curso de Animadoras Laudato Si, para assim tomar conhecimento mais profundo do pedido do Santo Padre, adquirir novos conceitos e até ferramentas pedagógicas que nos ajudassem a alcançar os objectivos. Este curso mudou a nossa forma de avaliar o que se passa à nossa volta e concluímos estar numa posição diferente à que supúnhamos. Como escuteiras, considerávamos ter uma atitude ecologista e ambientalista, mas efectivamente temos sido apenas “amigas da natureza”. A nossa postura de vida em campo tem sido de respeito pela natureza, de saber usufruir sem danificar, de tratar, de não se notar que lá estivemos a não ser que pudéssemos contribuir para deixar melhor do que encontrámos. A nossa postura em casa é de reduzir, recolher, reutilizar e reciclar, é de fazer compostagem, poupança de recursos, etc.

Pensávamos ser bons exemplos a seguir. No entanto, após ler e estudar a Encíclica “Laudato Si”, acompanhadas pelos monitores do Curso de Animadores, apercebemo-nos que “amigas da natureza” é muito pouco; tomámos consciência de que somos a própria natureza, não temos uma relação com ela, fazemos parte integrante dela. Após ler Laudato Si é impossível ficar indiferente, somos impelidos à ação. Percebemos que é urgente uma conversão ecológica individual nesse sentido, aprendendo a ver a Natureza como um todo e a ver-nos como membros que ficam danificados ao mesmo tempo que danificam o que julgam estar à parte. Foi uma sensação reconfortante sentirmos que fazemos parte integrante de tão grande e perfeita criação.

É este deslumbramento pela Criação e pela dádiva que representa que gostaríamos de partilhar e chamar os jovens a conhecer.

Sentimos que urge a necessidade de mudança e embora consideremos que o melhor caminho é a conversão individual na atitude diária e no exemplo, cremos também que há necessidade de conseguir feitos grandiosos para travar os grandes malefícios e que para isso é preciso afetar o poder político, é preciso consciencializar e sensibilizar em massa.

As manifestações, petições e outras formas de protesto têm vindo a dar alguns resultados positivos embora ainda não suficientes. Temos apelos por parte da Santa Sé desde 1971 com João XXIII e são sucessivos os apelos dos Papas nestes 50 anos, mas ainda assim não foram suficientes para alterar a forma de pensar do ser humano. Temos esperança e na nossa humilde opinião propomo-nos investir na consciencialização dos jovens com que trabalhamos e em todas as oportunidades que tivermos para o fazer.

Sempre alerta para Servir

Rosário Catita e Eunice Silva