Arrentela: Jovens peregrinaram à Sé de Setúbal “com o intuito de crescer na fé”

20211116-arrentela-peregrinacao-juvenil (3)

“Com Maria até à Sé” foi o tema que fez os jovens e adolescentes da Paróquia de Arrentela levantarem-se do sofá e partirem até à Sé de Setúbal, a exemplo de Maria, nesta peregrinação juvenil.

Esta peregrinação foi organizada pelo GJA – Grupo de Jovens da Arrentela – e teve a participação de cerca de 25 jovens entre os 14 e os 29 anos. Rumo à JMJ Lisboa 2023, os principais objetivos desta peregrinação foram o de criar espírito de grupo entre os jovens da paróquia e pôr, literalmente, em prática o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.

Começando na Igreja de São Gonçalo, Cabanas, os jovens fizeram um percurso de 12 quilómetros a pé pela Serra da Arrábida, tendo pelo caminho realizado variadas dinâmicas em pequenos grupos. Terminaram a peregrinação na Sé de Setúbal, onde foram recebidos pelo Padre Rui Rosmaninho, pároco e pelo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas. Depois de um momento de oração com D. José, ainda houve tempo para um lanche com direito a bolo, iniciativa do Senhor Bispo.

Para Laura, uma das jovens participantes, “a peregrinação foi divertida, no entanto cansativa, o que não impediu que todos tivessem energia para as atividades realizadas durante a mesma”.

“Gostei do facto de termos sidos divididos em grupos, pois permitiu conhecermos jovens da Paróquia e sair da nossa zona de conforto. A paragem que mais gostei foi a primeira na qual tínhamos de olhar nos olhos uns dos outros, pois através de um olhar mais atento conseguimos perceber que tipo de energia uma pessoa transmite” acrescentou.

Já para Micaela, também jovem da Paróquia de Arrentela, “realizar esta peregrinação em grupo foi muito bom pois descobrimos um caminho escondido pela natureza acompanhados por Maria. Gostei de estar com outros jovens católicos em momentos de reflexão e oração com o intuito de crescer na fé. Passo a passo, senti a diferença que podemos fazer no mundo”.

Na nota enviada à Diocese, o GJA deixa uma agradecimento “aos jovens, catequistas e pais que aceitaram o desafio que lhes propusemos”, bem como “ao nosso pároco, Pe. Abraão, pelo apoio que dá aos jovens da sua paróquia; à Paróquia da Quinta do Anjo, em especial ao seu pároco, Pe. Leonel Francisco e à Paróquia de Santa Maria da Graça e São Julião, em especial ao seu pároco, Pe. Rui Rosmaninho, por nos terem aberto as portas das suas igrejas para podermos iniciar e terminar a peregrinação; e, finalmente, ao nosso Bispo, D. José Ornelas, que aceitou o convite deste grupo de jovens da sua Diocese para participar nesta peregrinação e acolher tão bem estes jovens. Obrigado por ser este nosso Pastor sempre disponível!”.

André Joaquim, GJA – Grupo de Jovens da Arrentela

16 de Novembro de 2021