Jesuítas/Caparica: Santa Sé concede Indulgência Plenária a quem visitar Igreja de São Francisco Xavier, no Pragal

20211116-igreja-sao-francisco-xavier

A Indulgência Plenária é uma “graça especial” concedida pelo Papa por ocasião do Ano Inaciano, que se assinala até 31 de julho de 2022, no 500º aniversário da conversão de Santo Inácio de Loiola, fundador da Companhia de Jesus.

“Neste ano festivo, a Santa Sé concede a indulgência plenária a todos os fiéis que visitem uma Igreja da Companhia de Jesus (ou confiada aos jesuítas), acedam aos sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia e rezem pelas intenções do Papa” referem os Jesuítas em nota publicada no seu portal.

A Igreja de São Francisco Xavier, no Pragal, é uma das igrejas jubilares onde é possível obter a indulgência plenária, desde que cumprindo os preceitos designados.

A Companhia de Jesus considera que a indulgência plenária é “uma graça especial orientada à conversão plena, é então um modo muito adequado para aprofundarmos pessoalmente e em comunidade as raízes espirituais da transformação de Inácio de Loiola”.

As Indulgências são graças especiais que a Igreja, enquanto administradora dos dons de Cristo, pode oferecer aos fiéis, em certas ocasiões e em lugares particulares, não só para ultrapassar os efeitos negativos dos pecados, mas também para motivar o crescimento da Fé, da Esperança e do Amor, através de santas práticas religiosas propostas à devoção pessoal e/ou comunitária.

De acordo com os jesuítas, “se o contexto passado que viu nascer as indulgências era profundamente marcado por práticas penitenciais, a indulgência vinha atenuar a dureza desse mesmo regime penitencial. Hoje, num contexto radicalmente diferente e quando na compreensão do próprio sacramento da penitência se perde o enfoque no processo penitencial que dele deveria resultar, o recurso à indulgência deveria poder acender o desejo e iniciar a um verdadeiro exercício penitencial de trabalho sobre si mesmo”.

Em Portugal, também é possível obter a indulgência plenária na Capela do Imaculado Coração de Maria (Soutelo), na Igreja de São Paulo (Braga), na Igreja do Colégio das Caldinhas (Caldas da Saúde), na Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Porto), na Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Coimbra) e na Igreja de São Roque (Lisboa).

Sobre as Indulgências, o Portal SJ disponibiliza vários recursos explicativos.

Mais informações sobre o Ano Inaciano em pontos.pt/ano-inaciano

Contactos da Quasi-Paróquia de São Francisco Xavier:

• psfranciscoxaviercaparica@gmail.com

Jesuítas convocam ano dedicado a Santo Inácio de Loyola