A reabertura da Capela da Santa Casa da Misericórdia de Palmela teve lugar no dia 16 de outubro e contou com a presença do Bispo de Setúbal, D. José Ornelas.
A celebração contou com a presença do Pároco de Palmela, Padre David Caldas, do Presidente da Câmara Municipal Álvaro Amaro e outras entidades locais e membros da comunidade.
Esta Igreja é um símbolo da Irmandade da Misericórdia, fundada na vila em 1529, que logo construiu uma sede própria, incluindo a Igreja e um hospital. As obras de edificação decorreram até 1566.
Em 1989, a Igreja foi alvo de uma grande obra de conservação, tendo vindo a verificar-se uma constante degradação do edifício desde essa altura.
A Santa Casa da Misericórdia levou a cabo um intenso trabalho de recuperação, com o apoio da Direção Geral de Património Cultural, do Fundo Rainha D. Leonor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e União das Misericórdias Portuguesas, bem como do Município de Palmela.
A obra da recuperação da Igreja, localizado na Praça Duque de Palmela, em pleno Centro Histórico, e propriedade da Santa Casa, contemplou a conservação geral, incluindo a conservação e reparação de coberturas, porta principal, tetos, revestimentos e elementos arquitetónicos e decorativos interiores.
A igreja da Misericórdia de Palmela é um templo de uma só nave com revestimento de azulejos do século XVII do tipo “tapete” e altar de talha dourada. Esta igreja tinha na ala contígua o antigo Hospital da Misericórdia, atualmente renovado e que alberga um alojamento local.
JM