“75 anos do Opus Dei em Portugal”: Exposição é inaugurada no Montijo

20211119-opus-dei-abertura-exposicao-montijo (5)

Até 22 de novembro a exposição “75 anos do Opus Dei em Portugal” está patente na Biblioteca Municipal Manuel Geraldes da Silva. Conta em 14 painéis, imagens inéditas, e objetos históricos, os principais momentos desta instituição católica no nosso país.

Na inauguração do passado dia 16 de novembro estiveram presentes um representante da Câmara Municipal do Montijo, João Manuel Santos, o responsável máximo do Opus Dei em Portugal, o Padre José Rafael Espírito Santo, e o pároco do Montijo, o Padre João Dias.

Nas palavras inaugurais, João Manuel Santos fez um retrato sumário deste caminho dentro da Igreja, e salientou que a exposição “pretende dar a conhecer alguns aspectos desta pequena parte da história da Igreja em Portugal”.

O Padre José Rafael Espírito Santo, vigário regional do Opus Dei, lembrou que esta organização começou “com pessoas muito novas, sem nenhuns meios, mas com uma grande fé e com um grande entusiasmo. E é bonito ver como se foi espalhando esta semente pelo nosso país e pelo mundo inteiro”. “Toda a margem sul é uma terra de gente trabalhadora que pode experimentar a proximidade de Deus. Deus é nosso companheiro, companheiro de caminho na nossa vida corrente, Deus está presente no trabalho. Isso abre umas dimensões extraordinárias para a vida.”

As pessoas presentes puderam de seguida conhecer a exposição através das palavras de Margarida Marcelino, da equipa organizadora da exposição. No final, o Professor Titus Isfan do Conservatório Regional de Artes do Montijo (CRAM) encerrou o momento com um apontamento musical.

O Opus Dei está a celebrar 75 anos de presença em Portugal (1946-2021). A mensagem do Opus Dei é a mensagem da Igreja, com ênfase no despertar da consciência religiosa e cristã dos cristãos comuns que vivem os problemas do dia a dia de que, ao contrário do que às vezes pode parecer, a sua vida, aparentemente irrelevante, é grande aos olhos de Deus quando é vivida em união com Deus: “onde estiver o nosso coração, o nosso trabalho, a nossa relação com os outros, aí está também o nosso encontro com Cristo” (Escrivá).

Opus Dei, Prelatura Pessoal da Igreja Católica

Opus Dei: Exposição sobre os 75 anos da organização chega ao Montijo