comprehensive-camels

“NA PRAÇA”: Escuteiros e alunos do Externato Frei Luís de Sousa reuniram-se para refletir sobre a Amizade Social

20211119-na-praca-cne-frei-luis-de-sousa-praca-central (6)

No dia 13 de Novembro de 2021, no Pavilhão Nossa Senhora do Rosário, Santuário de Cristo Rei, decorreu uma atividade organizada pelo Externato Frei Luís de Sousa e pelo CNE, em preparação da Praça Central da CNAL (Conferência Nacional do Apostolado dos Leigos), que se vai realizar este sábado em Almada.

Com o mote “NA PRAÇA. Em nós todos os sonhos do mundo”, os jovens participantes subiram ao Cristo Rei para refletirem o tema “A difícil arte da amizade social: Como é importante sonhar juntos!”.

Foi um momento muito agradável, animado inicialmente pela Comunidade Shalom que nos colocou a mexer, com uma partilha de testemunhos profundos onde os sonhos e a realidade se tocam, que nos levaram a perceber o sentido de servir. 

João Couvaneiro, que já foi finalista da edição mundial do Global Teacher Prize e também Vice-presidente de Almada, desafiou os jovens a olhar a política como uma “nobre missão de serviço ao próximo e à comunidade”. Falou da sua experiência como responsável de cargos públicos que sempre assumiu com atitude de serviço aos outros.

O Samuel Andrade, deu testemunho da sua vida como Educador Social, no Lar de Crianças e Jovens a “Casa dos Rapazes” do Barreiro. A Margarida Lourenço, que tem 20 anos e é uma antiga aluna do nosso colégio, partilhou a sua experiência de ida para Marrocos para trabalhar com as Irmãs da Caridade, onde descobriu um universo de pobreza e de pessoas necessitadas de tudo. Deu o seu melhor e hoje estuda enfermagem, reconhece que aquela experiência a fez crescer em várias dimensões.

 

Também com 20 anos, a Cátia Godoroja falou do seu percurso na Associação Lifeshaker, uma associação juvenil que trabalha com as crianças e jovens em todas as áreas das suas vidas. O Padre Cláudio Rodrigues é, aos 26 anos, o mais jovem sacerdote da diocese de Setúbal e falou-nos da alegria que é descobrir Cristo e da forma como ele nos renova com a coragem para enfrentar o mundo.

Terminámos com um pequeno momento de oração agradecendo o serviço aos irmãos e ao amor a Deus que transforma a nossa vida e o nosso coração. Os jovens que estiveram presentes, ao ouvirem as histórias que foram contadas, ficaram mais enriquecidos e alguns até com vontade de fazer algo semelhante. Foi um momento de partilha, enriquecimento e amizade muito importante.”

Carolina e Margarida, alunas do 11ºA do Externato Frei Luís de Sousa

Partilhe nas redes sociais!
19 de Novembro de 2021