Reflexão/Irmãs da Apresentação de Maria: “Um nome, uma herança, uma profecia”

20211119-apresentacao-de-maria-225-anos

As Irmãs da Apresentação de Maria estão a celebrar 225 anos da fundação da sua congregação.

As religiosas estão presentes em Portugal, e em particular na Diocese de Setúbal, desde 1938, onde têm a Casa Provincial, o Noviciado (Baixa de Palmela), o Lar de Acolhimento a Crianças e Jovens (Comunidade de Nossa Senhora da Saúde, Setúbal) e uma comunidade no Montijo.

Neste momento festivo, partilham com a Diocese a vida e exemplo da sua fundadora, Maria Rivier, refletindo sobre a atualidade do seu carisma.

Um nome, uma herança, uma profecia…não foi por acaso, que esse tenha sido o título escolhido, para ritmar este tempo de acção de graças, pelos 225 anos da Fundação da Congregação das Irmãs da Apresentação de Maria.

Tudo começou na fragilidade de uma criança, portadora de uma deficiência física que marcará para sempre a história da Apresentação de Maria. Pode-se ousar dizer que as feridas podem ser o princípio de uma história.

Curada pela Pietá, a quem se dirigia todos os dias durante 4 anos, a pequena Marinette promete entregar a sua vida ao serviço do Reino, pela educação cristã da juventude.

Dotada de um zelo que se alimentava da sua íntima relação com Jesus, Maria Rivier aprendeu da Pietá a compaixão para com os outros. Compaixão que se traduziu nessa capacidade de olhar a realidade do seu tempo, mergulhado na Revolução Francesa, e perceber que urgia acompanhar crianças e jovens.

Para Maria Rivier o centro é Jesus Cristo, a tal ponto que o ADN das Irmãs da Apresentação de Maria consiste em: Conhecer Jesus Cristo no Evangelho; Viver Jesus Cristo nos seus mistérios; Mostrar e Ensinar Jesus Cristo através de toda a nossa vida” (Regra de vida). Este é o carisma infundido no coração de Maria Rivier, que deu e continua a dar forma à Congregação.

Num mundo cada vez mais fragmentado, um pouco à semelhança do tempo em que Maria Rivier vivia, mas com contornos diferentes, continua a fazer sentido procurar pautar a vida a partir do Evangelho. Que a vida de cada cristão possa ser um reflexo da presença de Jesus, não é apenas um desafio de outros tempos, continua a ser a principal vocação de cada um de nós.

A actualidade do carisma reflecte-se na expansão da família da Apresentação de Maria, na medida em que as “mil vidas” que Maria Rivier tanto desejava ter, acontecem hoje nos leigos consagrados, nos jovens, nos associados em todo os que de uma forma ou de outra bebem da nossa rica espiritualidade.

Celebrar 225 anos de fundação da Congregação é podermos com e como Maria dar graças por todas as maravilhas que Deus foi realizando em nós e por nós.

Irmãs da Apresentação de Maria

Apresentação de Maria: Congregação celebra o 225º aniversário da sua fundação