Sínodo dos Bispos: Formação para coordenadores locais

20211120-formacao-coordenadores-paroquiais-sinodo-dos-bispos

A Comissão Preparatória do Sínodo Diocesano, responsável pelos trabalhos da fase diocesana do Sínodo dos Bispos 2021-2023, vai promover uma formação para a preparação dos coordenadores locais.

No âmbito da fase diocesana do Sínodo dos Bispos, que o Papa Francisco convocou com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, cada paróquia terá um coordenador local (ou mais) que animará a reflexão e partilha em vista do caminho sinodal.

Em primeiro lugar, o coordenador local receberá formação para cultivar um espírito verdadeiramente sinodal nas paróquias e grupos. A Comissão Preparatória do Sínodo prevê três encontros formativos, divididos por vigararias:

Para as Vigararias de Almada, Caparica e Seixal

• 29 de novembro | Igreja de N.º Sr.ª de Fátima, Cova da Piedade | 21h15

Para as Vigararias de Barreiro-Moita e Montijo

• 1 de dezembro | Igreja de Santo André, Barreiro | 21h15

Para as Vigararias de Palmela-Sesimbra e Setúbal

• 2 de dezembro | Casa de Oração de Santa Rafaela Maria, Palmela | 21h15

Os coordenadores locais devem inscrever-se para participar na sessão de formação, podendo optar pela sessão correspondente à sua vigararia ou outra conforme a sua disponibilidade.

A inscrição pode ser feita no formulário em seguida ou em https://bit.ly/Sinodo-Formacao-Coordenadores-Locais.

Na fase seguinte, promover-se-ão, nas paróquias e comunidades, reuniões para oração, reflexão e partilha a respeito de perguntas que são propostas.

O Sínodo dos Bispos é uma instituição permanente, instituída pelo Papa Paulo VI em 1965, em consequência da doutrina do II Concílio do Vaticano a respeito da colegialidade episcopal, dando uma mais ampla e efetiva participação do episcopado no governo e condução da Igreja universal. Com a convocação deste Sínodo, o Papa Francisco convida toda a Igreja a questionar-se sobre a sinodalidade, um tema decisivo para a vida e missão da Igreja.

Saiba mais sobre o Sínodo dos Bispos e sobre o Sínodo Diocesano em diocese-setubal.pt/sinodo

Para qualquer esclarecimento sobre o processo sinodal contactar sinodo@diocese-setubal.pt

JM

19 de Novembro de 2021