D. José Ornelas/Leigos: “O Reino de Deus é fruto da adesão livre de pessoas livres”

IMG_0389

O Bispo de Setúbal disse no passado sábado que a Igreja deve oferecer outra perspetiva de “poder, de sucesso e de vida” às “praças centrais da cidade” e nas redes sociais.

Na homilia da Missa que encerrou a edição 2021 da ‘Praça Central’, atividade promovida pela Conferência Nacional das Associações do Apostolado dos Leigos (CNAL), o D. José Ornelas desafiou os católicos a ser “cuidadores das dores, das misérias, da violência, dos lutos da humanidade”.

D. José Ornelas começou por saudar os participantes, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção, em Almada, na celebração vespertina da solenidade de Cristo Rei, que encerra o ano litúrgico no calendário litúrgico.

O bispo sadino destacou que Jesus Cristo “afirma outro tipo de poder, de soberania e de realeza”.

“Um reino onde não haja pandemias; um reino onde não haja refugiados, mas cada um tenha a sua pátria; um reino onde não haja miséria, mas cada um possa usar os bens da terra; um reino onde não haja guerras, onde haja dignidade, fraternidade, a amizade que constrói”, precisou.

O Reino de Deus não há de ser fruto da conquista e da submissão dos povos, mas da adesão livre de pessoas livres. A violência é fruto, vão projeto de usar e manipular os outros em proveito próprio”.

“O Reino de Jesus é livre, cria pessoas livres, felizes, convidando-as a criar um mundo de irmãos e irmãs, amigos e amigas”, indicou D. José Ornelas.

A ‘Praça Central’ decorreu ao longo deste sábado em vários locais de Almada, com o tema ‘A difícil arte da amizade social. Como é importante sonhar juntos!’.

A iniciativa da CNAL inspirou-se na Encíclica ‘Fratelli Tutti’, do Papa Francisco, incluindo a realização de uma sessão plenária durante a manhã e mesas-redondas, durante a tarde, para abordar quatro temas centrais – cidadania, política, cultura e diálogo -, com quase 50 intervenientes.

Agência Ecclesia

Igreja/Leigos: É necessário “consertar o mundo” parar criar uma sociedade onde se reflita “a justiça e a misericórdia de Deus”

24 de Novembro de 2021