JMJ 2021: Jovens de Setúbal “levantaram-se” e responderam ao desafio da missão

20211123-vigilia-jmj (20)

Uma enchente de jovens da Diocese de Setúbal peregrinou ao Santuário de Cristo Rei onde celebrou o Dia Diocesano da JMJ 2021 numa vigília de festa, com música, testemunho e oração, no passado sábado dia 20 de novembro.

Ao longo da noite muitos foram os sorrisos, os abraços à distância e as reflexões dos cerca de 500 jovens que estiveram presentes no santuário e que tiveram a oportunidade de celebrar o Sacramento da Reconciliação.

A celebração diocesana da Jornada Mundial da Juventude 2021 de Setúbal aconteceu através de uma vigília ao estilo da JMJ onde tiveram lugar vários momentos musicais, o testemunho de um jovem animador, uma encenação e uma Adoração Eucarística, antes de um breve convívio ao redor da mesa da partilha, num pequeno lanche.

Os momentos musicais foram proporcionados por diversos grupos de jovens da nossa diocese: A Juventude Rivier juntou-se ao Grupo de Jovens Fénix e cantaram e encenaram o hino oficial das JMJ Lisboa 2023. A Banda MC4, do grupo de jovens Lifeteen (Palhais), e o Grupo de Jovens de Fernão Ferro também se fizeram ouvir com bonitas músicas.

O Papa Francisco escolheu como tema deste ano a frase “Levanta-te! Constituo-te testemunha do que viste”, uma passagem do livro dos Atos dos Apóstolos em que Jesus se dirige ao Apóstolo Paulo (cf. At 26, 16).

O grupo “Jovem, levanta-te”, com o seu teatro às escuras, apresentou uma encenação que teve por base o tema “testemunha”, o apelo a que nos convida o Papa nesta edição diocesana da Jornada Mundial da Juventude.

Nélio Teles, um animador de jovens madeirense, veio até ao continente partilhar o seu testemunho de vida. Começou por colocar todos os participantes a dançar, pular e interagir, numa analogia com a mensagem que queria transmitir aos jovens. Assim, contagiou os presentes com o seu testemunho de vida e de alegria, de confiança no Senhor, mesmo na doença, sempre com um sorriso.

Já no fim da noite e num momento mais solene, os jovens escutaram a mensagem do bispo diocesano D. José Ornelas, inspirada na leitura do livro dos Atos dos Apóstolos (26, 12-18). O prelado incentivou os jovens a este mesmo movimento de levantar e sair ao encontro dos outros, dando testemunho.

A vigília de oração terminou com a Adoração Eucarística presidida pelo Bispo de Setúbal e animada pelo grupo de jovens MissionArte, momento que tocou no coração de cada um pela presença do Santíssimo.

Pela primeira, vez a Igreja Católica celebrou a Jornada Mundial da Juventude, a sua festa anual com os jovens católicos, na solenidade litúrgica de Cristo Rei, uma mudança anunciada pelo Papa Francisco em 2020.

Gabriela Godinho, Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

26 de Novembro de 2021