Proteção de menores: Pedro Strecht vai ser o coordenador da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos de Menores na Igreja

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) informou em comunicado que Pedro Strecht vai ser o coordenador da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos de Menores na Igreja.

No dia 2 de dezembro, o médico de psiquiatria da infância e adolescência vai apresentar “a Comissão por si constituída bem como os princípios orientadores do trabalho a desenvolver a partir do início de janeiro de 2022”, acrescenta o comunicado do Secretariado Geral da CEP.

A conferência de imprensa com o coordenador da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos de Menores na Igreja vai decorrer na Sala 1 da Zona de Congressos da Fundação Calouste Gulbenkian, às 15h00 da próxima quinta-feira, dia 2 de dezembro.

“O Presidente da CEP, D. José Ornelas, estará nesta sessão para fazer a apresentação do Coordenador”, acrescenta o comunicado.

A decisão de criar uma comissão independente foi tomada pela Conferência Episcopal Portuguesa na última Assembleia Plenária, que decorreu entre os dias 8 e 11 de novembro, em Fátima.

Natural de Coimbra, Pedro Strecht nasceu em 1966 e concluiu o curso de Medicina na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, em 1989; Médico Interno Geral do Hospital de São Francisco Xavier de 1990 a 1992, frequentou o Departamento de Pedopsiquiatria do Hospital de Dona Estefânia.

Entre vários trabalhos na área da pedopsiquiatria, Pedro Strecht foi supervisor do Projeto de Apoio à Família e à Criança Maltratada, coordenador da Equipa de Intervenção Psicossocial do Gabinete de Reconversão do Casal Ventoso, de Centros Educativos do Instituto de Reinserção Social e do Gabinete para Intervenção em Crise da Casa Pia de Lisboa.

A temática infanto-juvenil é também uma área de presença regular na comunicação social e dezenas de livros que publicou, desde a década de 90.