Sínodo dos Bispos: Formação extra, online, para coordenadores locais

20211205-Sinodo-Formacao-Online

Depois das ações de formação presenciais para os coordenadores locais que tiveram lugar nos dias 29 de novembro, 1 e 2 de dezembro, a Comissão Preparatória do Sínodo Diocesano promove uma sessão formativa extra, online, que terá lugar no próximo domingo, 5 de dezembro, pelas 21h15.

A inscrição dos coordenadores locais e demais interessados, pode ser feita abaixo ou em https://bit.ly/Sinodo-Formacao-Coordenadores-Locais.

Os dados de acesso ao encontro, que decorrerá via Zoom, serão enviados por e-mail a todos os inscritos.

No âmbito da fase diocesana do Sínodo dos Bispos, que o Papa Francisco convocou com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, cada paróquia terá um coordenador local (ou mais) que animará a reflexão e partilha em vista do caminho sinodal.

Em primeiro lugar, o coordenador local receberá formação para cultivar um espírito verdadeiramente sinodal nas paróquias e grupos.

Na fase seguinte, promover-se-ão, nas paróquias e comunidades, reuniões para oração, reflexão e partilha a respeito de perguntas que são propostas.

O Sínodo dos Bispos é uma instituição permanente, instituída pelo Papa Paulo VI em 1965, em consequência da doutrina do II Concílio do Vaticano a respeito da colegialidade episcopal, dando uma mais ampla e efetiva participação do episcopado no governo e condução da Igreja universal. Com a convocação deste Sínodo, o Papa Francisco convida toda a Igreja a questionar-se sobre a sinodalidade, um tema decisivo para a vida e missão da Igreja.

Saiba mais sobre o Sínodo dos Bispos e sobre o Sínodo Diocesano em diocese-setubal.pt/sinodo

Para qualquer esclarecimento sobre o processo sinodal contactar sinodo@diocese-setubal.pt

02 de Dezembro de 2021