Stella Maris: Colóquio “Memórias do rio” na Moita

20211202-moita-coloquio-stella-maris (5)

O Stella Maris da Paróquia da Moita (anteriormente designado Apostolado do Mar) promoveu no dia 1 de dezembro, na Biblioteca Municipal da Moita, um colóquio intitulado ‘Memórias do rio’ sobre vivências antigas em ligação ao Rio Tejo.

Escutaram-se testemunhos de homens com larga e longa história de vida e ainda ressonâncias de uma delegação dos avieiros de Santa Iria da Azóia, bem como leituras e interpelações do pároco da Moita.

Foram intensos momentos de partilha e onde se notou mais do que laivos de revivalismo, sendo, no caso dos avieiros, destacado o papel da mulher no contexto das atividades ligadas ao rio e à gestão da família.

O quadro evolutivo de um dos participantes, hoje com mais de noventa anos, na relação com o trabalho no rio, a depuração das ostras ou a ‘emigração’ dos avieiros para a zona norte do Tejo bem como a arte de construção das velas para os barcos típicos do rio, foram aspetos escutados por algumas dezenas de interessados, sobretudo procedentes das freguesias do Gaio-Rosário, Moita ou Sarilhos Pequenos.

Foi abordada ainda a ‘religiosidade com sabor a sal’, na linha do ‘Stella Maris’ (antigo Apostolado do Mar) ao nível internacional e nacional. Nesse contexto foi feita uma observação sobre o brasão do município da Moita, onde não consta nada alusivo à relação concelhia com o Tejo (só aparecem referências ao mundo rural: sobreiro e uvas), enquanto as ‘armas’ das três freguesias da paróquia da Moita realçam esse aspeto de forma clara (barcos, utensílios marítimos e alusão à água).

Este primeiro colóquio promovido pelo ‘Stella Maris da Moita’ prosseguirá em breve com outros temas ligados ao rio, onde a ecologia, o ambiente e os desportos náuticos e de recreio poderão estar em análise.

De referir que o grupo do ‘Stella maris’ da Moita tem por patrono São Pedro Gonçalves Telmo (São Telmo), protetor dos navegantes.

Padre António Sílvio Couto

Apostolado do Mar na Paróquia da Moita nasce com ligação ao rio, à fé e atividades náuticas

02 de Dezembro de 2021