Conselho Presbiteral: JMJ Lisboa 2023 e Sínodo dos Bispos foram os temas que marcaram a agenda

20211016-logotipo--banner-cores (1)

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 e Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade foram os temas predominantes da reunião do Conselho Presbiteral da Diocese de Setúbal que esteve reunido, no passado dia 17 de novembro, na Casa Episcopal, e contou com a presença da coordenadora do Departamento da Juventude, Ana Lúcia Agostinho, e do Presidente da Comissão Preparatória do Sínodo Diocesano de 2025, Padre José Pinheiro.

De acordo com o comunicado do Conselho Presbiteral enviado ao Clero diocesano, os trabalhos “iniciaram com um diálogo sobre o caminho a percorrer para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023”, tendo a coordenadora, Ana Lúcia Agostinho, lembrado as várias atividades em curso pelo Departamento da Juventude, até à JMJ, salientando o Dia Mundial da Juventude que teve lugar no Santuário de Cristo Rei, na noite de 20 de novembro.

O Presidente da Comissão Preparatória do Sínodo, Padre José Pinheiro, destacou a participação ativa das Paróquias das Diocese nesta fase inicial do Sínodo, nomeadamente com a indicação dos Coordenadores Locais para os primeiros trabalhos. “Este primeiro período de escuta – refere o mesmo comunicado – coincide com os trabalhos de auscultação para o Sínodo dos Bispos. O documento síntese da Diocese de Setúbal, a ser preparado em junho de 2022, servirá de base para o Sínodo Diocesano.”

Na reunião do Conselho Presbiteral do passado dia 17 de novembro, os sacerdotes dialogaram também, no contexto da temática da Formação Permanente do Clero, sobre a Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis. Neste âmbito, terá lugar uma formação sobre o tema, a 9 de fevereiro de 2022.

AS

03 de Dezembro de 2021