São Francisco Xavier: D. José Ornelas lembra santo com atitude missionária e precursora da globalização

20211203-sao-francisco-xavier-festa-setubal (25)

Cidade de Setúbal celebrou festa litúrgica do seu padroeiro, São Francisco Xavier, também padroeiro mundial das missões. D. José Ornelas presidiu à Eucaristia festiva na Igreja de São Julião e participou na deposição de flores junto do monumento dedicado ao santo, no jardim da beira-mar.

Ser missionário como São Francisco Xavier. Foi este o mote para as palavras que o bispo diocesano dirigiu à comunidade na festa litúrgica do sacerdote jesuíta, falecido neste dia em 1552.

“Encontramos na vida, na obra e missão de São Francisco um verdadeiro ensinamento que nos ajuda a viver com o Espírito certo” afirma o prelado.

“É esta capacidade de passar, de percorrer, de levar o Evangelho, mas ao mesmo tempo enculturar-se, fazer-se junto de todos, que temos como exemplo, particularmente neste tempo que vivemos, numa autêntica atitude missionária” sublinhou.

“Na diversidade de realidades, é importante cultivar o Evangelho, inserir-se como semente do Senhor para uma vida nova” defendeu.

O bispo diocesano realçou o papel de São Francisco Xavier não só na evangelização, mas também no respeito e valorização da identidade cultural dos povos.

São Francisco Xavier é um precursor de uma globalização humanizada, no respeito de cada um, sem que fique tudo igual. Para D. José Ornelas, o Evangelho serve para transformar, não para aniquilar o que cada povo já tem.

“É esta a atitude de missão da Igreja”, na sua opinião cada vez mais necessária hoje, quando encontramos um mundo que não valoriza a diferença, onde existe supremacia de uns em relação a outros, um mundo cheio de lutas e divisões.

“Duras realidades de todo o mundo” que contrastam com exemplos de esperança que vão surgindo na nossa sociedade, por exemplo, na partilha entre culturas, nos intercâmbios de conhecimento, nomeadamente nas universidades, que “criam novas realidades, de globalização, de humanização de espírito de unidade”.

Depois da celebração decorreu uma cerimónia evocativa junto ao monumento a São Francisco Xavier, localizado no jardim da beira-mar, com colocação de flores junto ao mesmo. Para além de D. José Ornelas, o momento contou com a presença de Pedro Pina, Vereador da Câmara Municipal de Setúbal, Francisco Borba da LASA – Liga de Amigos de Setúbal e Azeitão e outros membros da instituição.

São Francisco Xavier nasceu a 7 de abril de 1506, em Navarra. Filho mais novo de uma família ilustre, aos 19 anos foi estudar para a Universidade de Paris, onde conheceu Inácio de Loiola e outros colegas, com quem fundou mais tarde a Companhia de Jesus.

Foi enviado para a Índia, saindo de Lisboa em 1541, no dia em que fazia 35 anos, tendo na sua viagem passado por Setúbal.

Durante dez anos, ensinou a fé cristã na Índia, em Malaca, nas Ilhas Molucas, na Indonésia e no Japão. S. Francisco Xavier morreu na ilha chinesa de Sanchoão a 3 de dezembro de 1552, com 46 anos de idade. Foi canonizado em 1622 e declarado padroeiro da cidade de Setúbal 100 anos depois.

03 de Dezembro de 2021